PUBLICIDADE

Derrota de Bolsonaro no Congresso beneficia Globo em milhões

Emissora inimiga do presidente é a grande vitoriosa com a volta da renúncia fiscal pela exibição da propaganda política no horário nobre

10 fev 2022 - 09h40
Ver comentários
Publicidade
TVs terão benefício contra a vontade de Bolsonaro
TVs terão benefício contra a vontade de Bolsonaro
Foto: Blog Sala de TV

Na noite de terça-feira (8), uma sessão conjunta de deputados e senadores derrubou o veto de Jair Bolsonaro à compensação fiscal para emissoras de rádio e TV que serão obrigadas a ceder espaço nos intervalos para a propaganda partidária.

Em janeiro, o presidente havia barrado o benefício às empresas de comunicação por recomendação do Ministério da Economia. Com a decisão do Congresso, agora os canais de televisão e as rádios poderão solicitar redução de impostos como contrapartida.

O cálculo usado será a média de faturamento com anunciantes nos comerciais exibidos entre as 19h30 e 22h30, faixa que tem os preços mais caros por registrar audiências altas.

Por ser a emissora com mais público e possuir a tabela com valores maiores, a Globo será a principal beneficiada. Conseguirá milhões de reais em renúncia fiscal. Pagar menos impostos terá impacto positivo em seu balanço financeiro.

Estima-se que o governo perderá cerca de R$ 2,5 bilhões em abatimento fiscal a todas as TVs e rádios envolvidas. Não há data para o início das transmissões. Os vídeos ainda estão sendo produzidos pelos partidos.

Extinta em 2017, a propaganda partidária dará inserções de 30 segundos às principais legendas do País. A quantidade de programetes vai variar de acordo com o número de deputados de cada partido.

Importante não confundir a propaganda partidária, que tem o objetivo de promover as ações das legendas e de seus parlamentares, com a propaganda eleitoral, também chamada de horário eleitoral gratuito, cedido em ano de ida às urnas para os candidatos apresentarem suas propostas.

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Publicidade
Publicidade