Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

Boicote de time mineiro à Globo aponta o risco de críticas na TV afetarem a saúde mental de jogadores

Matéria sobre recorrentes erros fez Lyanco pedir o apoio da diretoria do Atlético Mineiro

8 nov 2026 - 09h06
(atualizado às 17h31)
Compartilhar
Exibir comentários

No sábado (7), após o 1 a 1 entre Atlético Mineiro e Grêmio, o vice-presidente de futebol do time mineiro, Paulo Bracks, revelou na entrevista coletiva uma ordem para que os jogadores e o técnico Eduardo Domínguez não atendessem à equipe da Globo devido a uma reportagem da emissora sobre o zagueiro Lyanco.

“Antes do jogo, nós vimos uma matéria da Globo ridicularizando o atleta, ridicularizando a instituição. Então, não sei se vocês sabem disso, razão pela qual nós determinamos que os atletas, nem o Eduardo, antes do jogo, falassem com a Globo. Acima de tudo, respeito pela instituição e respeito pelo ser humano”, explicou o dirigente.

A coluna apurou que o material questionado foi um VT exibido no início da semana passada no ‘Globo Esporte MG’, com destaque para erros recentes e antigos do atleta (um deles chamado de "lambança" pelo locutor), além de comentários negativos de torcedores, inclusive com pedido para que ele seja colocado no banco de reservas.

Paulo Bracks disse que Lyanco passa por um “problema pessoal”. Deu a entender que a matéria da Globo teria piorado o estado emocional do jogador capixaba.

Não é de hoje que esportistas reclamam da maneira como são expostos pelo jornalismo esportivo na TV.

Críticas e cobranças são aceitáveis, fazem parte do trabalho de narradores e comentaristas, mas não podem servir para chacotas desrespeitosas e linchamentos morais.

Vestindo a camisa do time há um ser humano suscetível a diferentes tipos de desequilíbrios mentais, muitas vezes não revelados em público justamente por medo do julgamento da imprensa, da torcida e de patrocinadores.

O jogador Lyanco, do Atlético Mineiro, foi defendido pela diretoria do clube após matéria exibida na Globo
O jogador Lyanco, do Atlético Mineiro, foi defendido pela diretoria do clube após matéria exibida na Globo
Foto: Reprodução/@Lyanco

Atenção: em caso de sofrimento emocional, você pode ligar gratuitamente para 188. Os atendentes do CVV (Centro de Valorização da Vida) estão disponíveis 24 horas para conversar, sem julgamentos ou críticas, respeitando os sentimentos de quem procura ajuda. Busque tratamento especializado com psicólogo ou psiquiatra.

Sala de TV Blog Sala de TV -  Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog e a obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias são de total responsabilidade do colunista que o assina. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra