PUBLICIDADE

‘Que tiro foi esse?’: ‘BBB18’ bomba na web antes da estreia

Anúncio dos participantes dá largada inicial ao reality show mais odiado da TV.

19 jan 2018 - 11h13
Compartilhar
Exibir comentários

Todo ano é a mesma coisa: milhões de brasileiros manifestam na internet o mais profundo desprezo pelo ‘Big Brother Brasil’ – e, no entanto, o programa gera impressionante engajamento virtual e eleva a audiência da Globo.

Acompanhar o ‘BBB’ virou um tipo de vício: assisti-lo para se entreter com a superexposição da vida alheia (e assim, talvez, esquecer as frustrações da própria existência) ou unicamente a fim de falar mal com propriedade.

Caruso, Ana Paula e Wagner: fama instantânea na competição mais criticada da TV brasileira.
Caruso, Ana Paula e Wagner: fama instantânea na competição mais criticada da TV brasileira.
Foto: Divulgação/TV Globo

A atração baseia-se na convivência de pessoas loucas por fama e dinheiro. Tornou-se referência de futilidade na TV, ainda que seja um interessante experimento humano.

Na quinta-feira (18), a divulgação dos 16 participantes foi a maior repercussão midiática do dia. Os fãs do reality show festejaram seus novos ídolos efêmeros. Os haters abriram artilharia contra a ‘bbb-bestificação’.

O fato de mexer tanto com o estado emocional das pessoas é um mérito do formato. Hoje em dia, poucos programas estimulam posicionamento tão firme do telespectador.

A maioria dos brasileiros liga a TV mais por hábito (ou falta de opção de entretenimento) do que por interesse genuíno na programação.

O ‘Big Brother’ muda esse comportamento robótico. Quem o assiste tem um propósito: acompanhar aquela novela da vida real por considerá-la interessante ou colher subsídios para criticá-la.

No ar desde 2002 na Globo, o ‘BBB’ é pré-radicalismo político: desde sempre fez o brasileiro assumir de qual lado está e militar por ele.

Em um momento de novelas com boa audiência mas sem significativa mobilização nas redes sociais, o ‘BBB’ deverá dominar o espaço no Twitter, Facebook e em outras redes.

Por alguns meses, os influenciadores digitais e as webcelebridades serão obrigados a dividir espaço com os competidores do reality.

Vários programas de outras emissoras passam a incluir as inevitáveis polêmicas do ‘Big Brother’ na pauta a fim de conquistar pontos extras no Ibope.

Portais de notícias, jornais e revistas também recorrem ao material produzido na ‘casa mais vigiada do Brasil’ para atrair cliques e vendas.

E assim, o famigerado ‘BBB’ não sai da boca do povo. Como disse Oscar Wilde, “pior do que ser alvo de rumores, é não despertar rumor algum”.

Veja também:

Namorado de Emilly, Jô Amâncio lembra vídeo dando beijo na ex-BBB. Veja!:
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade