‘Que tiro foi esse?’: ‘BBB18’ bomba na web antes da estreia
Anúncio dos participantes dá largada inicial ao reality show mais odiado da TV.
Todo ano é a mesma coisa: milhões de brasileiros manifestam na internet o mais profundo desprezo pelo ‘Big Brother Brasil’ – e, no entanto, o programa gera impressionante engajamento virtual e eleva a audiência da Globo.
Acompanhar o ‘BBB’ virou um tipo de vício: assisti-lo para se entreter com a superexposição da vida alheia (e assim, talvez, esquecer as frustrações da própria existência) ou unicamente a fim de falar mal com propriedade.
A atração baseia-se na convivência de pessoas loucas por fama e dinheiro. Tornou-se referência de futilidade na TV, ainda que seja um interessante experimento humano.
Na quinta-feira (18), a divulgação dos 16 participantes foi a maior repercussão midiática do dia. Os fãs do reality show festejaram seus novos ídolos efêmeros. Os haters abriram artilharia contra a ‘bbb-bestificação’.
O fato de mexer tanto com o estado emocional das pessoas é um mérito do formato. Hoje em dia, poucos programas estimulam posicionamento tão firme do telespectador.
A maioria dos brasileiros liga a TV mais por hábito (ou falta de opção de entretenimento) do que por interesse genuíno na programação.
O ‘Big Brother’ muda esse comportamento robótico. Quem o assiste tem um propósito: acompanhar aquela novela da vida real por considerá-la interessante ou colher subsídios para criticá-la.
No ar desde 2002 na Globo, o ‘BBB’ é pré-radicalismo político: desde sempre fez o brasileiro assumir de qual lado está e militar por ele.
Em um momento de novelas com boa audiência mas sem significativa mobilização nas redes sociais, o ‘BBB’ deverá dominar o espaço no Twitter, Facebook e em outras redes.
Por alguns meses, os influenciadores digitais e as webcelebridades serão obrigados a dividir espaço com os competidores do reality.
Vários programas de outras emissoras passam a incluir as inevitáveis polêmicas do ‘Big Brother’ na pauta a fim de conquistar pontos extras no Ibope.
Portais de notícias, jornais e revistas também recorrem ao material produzido na ‘casa mais vigiada do Brasil’ para atrair cliques e vendas.
E assim, o famigerado ‘BBB’ não sai da boca do povo. Como disse Oscar Wilde, “pior do que ser alvo de rumores, é não despertar rumor algum”.
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