1 evento ao vivo

Poder, dinheiro, sexo: caso do padre pop lembra The New Pope

Escândalo com Robson de Oliveira ganha dimensão maior após matérias nos principais telejornais

25 ago 2020
14h26
atualizado às 14h27
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Em um episódio da série 'The New Pope', exibida no Brasil na HBO, um sacerdote corrupto é contestado pelo papa recém-entronado John Paul III (John Malkovich). O novo líder da Igreja Católica - um ex-playboy com passado turbulento e alguns segredos - quer desmantelar o esquema criminoso de desvio de dinheiro nos bastidores da Santa Sé. O subalterno não se intimida. Ele avisa, em sutil tom de ameaça, que no Vaticano há dois tipos de pessoas: as que chantageiam e as que são chantageadas. De qual lado o papa quer estar?

O padre e o papa da ficção: há muito mais mistérios atrás da fé do que se imagina
O padre e o papa da ficção: há muito mais mistérios atrás da fé do que se imagina
Foto: Fotomontagem: Blog Sala de TV

John Paul III logo percebe que precisará enfrentar em seu círculo íntimo inimigos tão ardilosos quanto o próprio diabo. Quem se encontra em situação semelhante é o padre Robson de Oliveira Pereira, afastado da função de reitor da Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), após operação do Ministério Público e do Judiciário em investigação sobre desvio de R$ 120 milhões de doações feitas por fiéis ao longo de muitos anos.

Na segunda-feira (24), vários veículos de imprensa relembraram que o missionário foi vítima de chantagem um tempo atrás. "Hacker que extorquiu padre Robson diz que teve um romance com ele e ameaçava expor casos", informou o site da revista IstoÉ. Coagido, padre Robson usou quase R$ 3 milhões da Afipe (Associação dos Filhos do Pai Eterno), fundada e presidida por ele, para impedir a divulgação do tal material explosivo.

Foi justamente a partir da investigação policial para prender o chantagista que surgiram desconfianças a respeito da exorbitante movimentação financeira em torno do religioso goiano. Deu no que deu. No domingo (23), o Fantástico, da Globo, exibiu matéria de 19 minutos a respeito do escândalo sobre poder e dinheiro envolvendo o padre pop da Rede Vida. Na RecordTV, o Domingo Espetacular abordou o caso ao longo de 12 minutos. GloboNews e CNN Brasil também deram destaque à notícia.

No desfecho de 'The New Pope', John Paul III percebe não ter vocação para enfrentar o sistema implacável que movimenta o Vaticano: renuncia e retoma a vida hedonista de antes, longe dos exploradores da fé e da iminente destruição de sua biografia. O futuro do padre Robson é uma incógnita. Ele nega qualquer participação em "atividade criminosa" e diz confiar na justiça divina. Resta saber como agirá a justiça dos homens.

Veja também: 

Amy Lee desabafa: "As mulheres são ignoradas no rock"

 

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade