1 evento ao vivo

CNN Brasil pode se beneficiar de crise na GloboNews

Novo canal de notícias gera alta expectativa enquanto a emissora tradicional da TV paga perde público

15 jan 2020
09h23
atualizado às 09h24
  • separator
  • 0
  • comentários

Índices que circulam na imprensa apontam queda de audiência da GloboNews em 2019. Fala-se em até 35% de perda de público. No ar desde 1996, o canal do Grupo Globo demonstra dificuldade em se reinventar nesses tempos de crescimento da interação digital. Brecha interessante para o novo concorrente direto.

CNN Brasil vai enfrentar a tradição e o poder da GloboNews
CNN Brasil vai enfrentar a tradição e o poder da GloboNews
Foto: Fotomontagem: Blog Sala de TV (Imagens de divulgação)

Entrará no ar em março a CNN Brasil, emissora licenciada da principal TV de programação jornalística do planeta, sediada em Atlanta, nos Estados Unidos. O canal estreante, comandado pelo ex-vice-presidente de jornalismo da RecordTV Douglas Tavolaro, pretende fazer o que Band News e RecordNews não conseguiram: superar a GloboNews no Ibope, no faturamento e na relevância.

O investimento do sócio Rubens Menin, proprietário da construtora MRV e dono de fortuna de 8 bilhões de reais, pretende fazer da CNN Brasil uma das TVs mais modernas do País. O time de apresentadores e repórteres inclui estrelas do jornalismo formadas na Globo, SBT e RecordTV. Não faltam dinheiro e ambição, resta descobrir se haverá a inovação prometida.

Na era das fakes news e da polarização generalizada, um canal de notícias precisa conquistar a confiança dos telespectadores. A curiosidade inicial a respeito da emissora poderá se esgotar rapidamente. Por isso é essencial fidelizar o público o quanto antes a partir de programação consistente.

Todo mundo sabe que âncora famoso, por si só, não segura a audiência. Sem bons formatos e ampla repercussão (no boca a boca e nas redes sociais) nenhuma emissora faz a desejada diferença. A CNN Brasil tem a seu favor o engessamento da GloboNews. O canal do clã Marinho abre pouco espaço para novos jornalistas, não ousa nos modelos de programas e insiste em cansativa repetição de material (as mesmas imagens e textos) em diferentes edições de seus telejornais.

Esse período de fragilidade da GloboNews pode beneficiar a CNN Brasil. Contudo, duas coberturas jornalísticas tendem a favorecer o canal precursor. Os Jogos Olímpicos de Tóquio (com direitos de transmissão da Globo) e as eleições municipais exigirão infraestrutura gigantesca e afinada, como a que a GloboNews já tem e foi testada diversas vezes nos últimos 24 anos.

Sob pressão de todos os lados (da imprensa, do investidor, do mercado publicitário e do assinante da TV paga), após mais de um ano de estruturação, a CNN Brasil terá pouco tempo para mostrar a que veio.

Veja também:

"Bradley Cooper me ajudou a ficar sóbrio", diz Brad Pitt

 

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade