0

Band troca apresentador bolsonarista por uma progressista

Saída de Luís Ernesto Lacombe e chegada de Mariana Godoy simbolizam mudança radical no único programa assumidamente de direita da TV

25 jun 2020
12h19
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Quando Mariana Godoy foi anunciada como nova contratada para o Aqui na Band, logo surgiu uma questão nos bastidores do canal e também entre jornalistas: como a apresentadora progressista, que até já foi rotulada como de esquerda, vai se relacionar com Luís Ernesto Lacombe, representante da direita e do bolsonarismo na mídia?

Mariana Godoy tem a missão de reverter a linha editorial conservadora imposta por Lacombe, apoiador do presidente Bolsonaro
Mariana Godoy tem a missão de reverter a linha editorial conservadora imposta por Lacombe, apoiador do presidente Bolsonaro
Foto: Fotomontagem: Blog Sala de TV

A emissora do Morumbi deu a resposta: não haverá interação alguma. Lacombe e o diretor do programa, Vildomar Batista, foram afastados. Godoy assumirá o comando da revista matinal ao lado de outro jornalista ainda não anunciado. O Aqui na Band deixará de ser um espaço pró-Bolsonaro, com pautas de promoção do conservadorismo.

É o capítulo final de uma guerra que uniu Lacombe e Vildomar contra a cúpula do jornalismo da casa, insatisfeita com a linha editorial. Enquanto o programa sofre reformulação para reestrear com novos âncoras e conteúdo menos politizado serão exibidas reprises. Há pouco mais de um ano no ar, o Aqui na Band raramente marca média de audiência acima de 1 ponto.

Ex-Globo, Luís Ernesto Lacombe se projetou no canal da família Saad ao assumir posição ideológica conservadora. Por sua defesa enfática da polícia e do armamento da população, ele teve debates acalorados com a então colega Silvia Poppovic. Quando ela se afastou do estúdio por precaução ao novo coronavírus (foi demitida pouco depois), o programa se tornou ainda mais pró-direita.

Na RedeTV!, Mariana Godoy chegou a ser hostilizada no Twitter por eleitores conservadores pouco antes de entrevistar Jair Bolsonaro na campanha de 2018. Eles a enxergavam como "apresentadora de esquerda" que poderia tentar "prejudicar" o candidato. Em outro momento, a jornalista declarou não ser "petista nem coxinha".

Com a maior parte da carreira construída em telejornais da Globo e GloboNews, Godoy se reinventou ao comandar seu talk show na RedeTV! por fazer perguntas incômodas (e necessárias) a políticos de todas as doutrinas. Sua contratação deve gerar pluralidade ao Aqui na Band, para revolta dos telespectadores de direita.

Veja também:

Editor do L! analisa duelo quente nos bastidores antes da decisão da Taça Rio
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade