Aos 25 anos, Fernanda Nobre analisa seus 17 anos de carreira
Fernanda Nobre não pensa duas vezes ao assumir o quanto é racional. Com uma feição concentrada e um raro esboço de sorriso, a atriz analisa sua carreira de atriz com uma sisudez pouco comum para os seus 25 anos de idade. Mesmo assim, a carioca garante que se identifica bastante com Luísa, a insegura "patricinha" de 20 anos de Poder Paralelo, na Record.
Acostumada a personagens mais determinadas na tevê, Fernanda teve de clarear os cabelos e cortar a franja para parecer ainda mais jovem na pele da mimada filha do poderoso Bruno, de Marcelo Serrado. "Não estava mais acostumada às inseguranças dessa idade. Fiquei encantada com toda essa jovialidade porque estou numa faixa etária que é mais fácil envelhecer que rejuvenescer para uma personagem", acredita, arregalando os olhos verdes.
Para compor a riquinha que vive nas pistas das boates da trama com o namorado André, de André Bankoff, Fernanda teve de se despir de sua seriedade. "É tão bom ter esse olhar com frescor, sem peso. Mas, assim como eu, ela é muito racional, nada intuitiva", compara a atriz, que teve de recorrer a ajuda da "coach" Camila Amado para traçar o perfil psicológico de Luísa. "Tinha medo de cair na armadilha de fazer uma menina mimada, chorosa. Quis botar um pouco da minha maturidade nela", argumenta.
A forma com que Fernanda analisa suas personagens e sua carreira denota um indisfarçável pragmatismo. Afinal, a atriz teve de atuar como profissional desde criança. Depois de estrear aos oito anos de idade em Despedida de Solteiro, na Globo, a atriz não parou mais. Dividiu sua infância e juventude com sucessivas novelas e peças de teatro. "Enquanto meus amigos viajavam nas férias ou nos finais de semana, eu ia para o teatro trabalhar", lembra a atriz.
Na verdade, a carreira de Fernanda começou como uma brincadeira. Ela foi acompanhar a irmã em um teste para atriz e acabou sendo escolhida. Com isso, atuou por oito anos em tramas da Globo, onde se destacou como a vilãzinha Bia, em Malhação. Cinco meses depois de ter saído da produção e sem convites para outras tramas na emissora, resolveu ir para a Record trabalhar com Herval Rossano. Foi quando ajudou a "inaugurar" a nova fase de dramaturgia da emissora como a Helena da novela A Escrava Isaura. "Dei um tiro no escuro indo para lá. A emissora só tinha um estúdio pequeno, fiz contrato por obra e não sabia o que ia acontecer. Só queria mesmo trabalhar com o Herval", confessa.
Mas, aos poucos, Fernanda se surpreendeu com o crescimento da emissora na dramaturgia e acabou ficando. Desde 2004, atuou em tramas como Prova de Amor, Os Mutantes, Caminhos do Coração e Cidadão Brasileiro, também assinada por Lauro César Muniz. "Começaram a contratar diretores e vi que a empresa realmente começou a investir em novelas e bons profissionais. O texto do Lauro, por exemplo, me instiga o tempo todo", elogia. Mesmo após seis novelas na Record e uma estabilidade como atriz na emissora, Fernanda não descarta a possibilidade de voltar a atuar na Globo. "Eles têm uma qualidade incrível, ótimos diretores e atores. Atuar com a Glória Pires e o Tony Ramos é um sonho. Mas só iria com bons personagens", pondera.
Enquanto aguarda o que pode acontecer até o vencimento de seu contrato com a Record, em 2010, Fernanda concilia as gravações da trama com o primeiro período da faculdade de Artes Cênicas, na PUC do Rio, aos estudos de Psicologia. Após ter frequentado a faculdade por dois períodos por influência da mãe, que é psicanalista, a atriz continua interessada no tema para construir com mais embasamento suas personagens. "Minha racionalidade toda vem daí. Faço análise desde os 10 anos de idade, assisto a palestras e frequento grupos de estudo há anos", justifica.
Disciplina corporal
A personalidade forte de Fernanda Nobre se impõe sobre seu delicado corpo mignon. Para manter a forma de seus 49 kg distribuídos em 1,57 m de altura, a atriz confessa que faz esforços. E muitos. O primeiro deles é viver de dieta. Apesar de fazer todas as refeições, as porções ingeridas são mínimas, com direito a doces e bebidas alcoólicas apenas nos finais de semana. "Vivo de dieta e boca fechada mesmo. No começo, foi muito sofrimento, depois acostumei. Como tenho colesterol alto desde que nasci, preciso ter um cuidado maior", observa.
Para ajudar a queimar calorias, a atriz também não economiza nos exercícios há cinco anos. Pratica musculação com personal trainer duas vezes por semana, pilates por mais duas vezes por semana e, quando não está gravando, também frequenta aulas de spinning. "Só não faço tratamentos estéticos, como drenagem linfática. Quando estou sem gravar, malho bastante. Isso me permite chutar mais o balde de vez em quando", diverte-se.
Instantâneas
# Fernanda é neta do baiano Cândido Trancoso Sobrinho e da mineira Itá de Medeiros Trancoso. Esses avós paternos pertencem à família dos Trancoso de Alcobaça, fundadores da cidade Trancoso, na Bahia.
# A atriz é casada com o ator Gabriel Gracindo, filho de Gracindo Júnior e neto de Paulo Gracindo.
# Fernanda atua em seu terceiro filme no ano que vem, na estreia do longa Léo e Bia. A produção tem roteiro e direção de Oswaldo Montenegro e é baseado em sua peça homônima. A produção é da atriz Paloma Duarte, mulher de Oswaldo.
# Em 1996, a atriz chegou a participar do programa Chico Total com personagens cômicas.