Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ana Maria Braga tem 'piriri' no 'Mais Você' e médico analisa: 'Sem orientação'

Ana Maria Braga tem 'piriri' no 'Mais Você' por uso de laxantes; veja análise do gastroenterologista Jean Tafarel

25 out 2025 - 15h06
Compartilhar
Exibir comentários

Na última quarta-feira (22), Ana Maria Braga surpreendeu os telespectadores do Mais Você ao deixar o estúdio durante o programa ao vivo. A apresentadora, que depois contou ter tomado um medicamento para aliviar prisão de ventre, explicou que provavelmente "errou a dose" e brincou sobre o episódio: "Numa hora dessas você vai falar o quê? Que vou tomar café? Foi mais ou menos isso que aconteceu, mas… foi uma dor de barriga danada!"

Foto: Mais Novela

Para entender melhor o tema, conversamos com o gastroenterologista Jean Tafarel, dos hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru, que destacou a importância de avaliar cada caso antes de recorrer a laxantes. "O movimento intestinal tem uma normalidade que varia de três vezes por dia a três vezes na semana. Para que a gente consiga manter a base do bom funcionamento, é necessário uma dieta rica em fibras e água. Não adianta comer fibra e não tomar água, porque senão existe uma tendência das fezes estarem mais endurecidas, o que chamamos de fecaloma", explicou.

Segundo o médico, os pacientes podem ser divididos em três grupos: os que sofrem constipação por maus hábitos (pouca água, pouca fibra e falta de exercício), aqueles com doenças orgânicas que reduzem o ritmo intestinal, como o hipotireoidismo, e os que têm distúrbios funcionais, como a constipação funcional ou a síndrome do intestino irritável em padrão constipante. "Nesses cenários, onde a gente precisa estimular o intestino, isso deve ser sempre sob supervisão médica. Usamos reguladores para facilitar a eliminação das fezes, mas uma parte dos pacientes acaba tomando medicamentos sem orientação", disse.

Ele alerta ainda para o abuso de laxantes, sejam químicos ou naturais. "Os laxantes irritativos, como bisacodil, picossulfato, chá de sene ou cáscara sagrada, podem causar cólicas, desconforto e até pigmentação do intestino, a chamada melanose coli. Quando usados em excesso, podem levar inclusive a alterações de eletrólitos, como o potássio", afirmou Tafarel.

O especialista reforça que buscar ajuda médica é essencial para evitar complicações e identificar o tipo de constipação de cada paciente.

Mais Novela
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade