A psicologia confirma: as pessoas que sorriem quando alguém comete um erro não são más; trata-se de uma reação automática ligada à comparação social e ao alívio do status
Hábito de rir durante falha de outras pessoas não significa maldade para a psicologia; entenda
Sorrir diante de gafes ou erros alheios não indica maldade, mas sim uma reação automática ligada à comparação social e ao alívio de status. Segundo a psicologia, essa resposta espontânea é descrita pelo termo alemão schadenfreude, que define o prazer ou alívio involuntário perante o infortúnio do outro. Comum no cotidiano, o comportamento reflete como os indivíduos avaliam constantemente sua posição nos grupos em que convivem, tratando-se de um mecanismo emocional fora do controle consciente.
Quem nunca segurou o riso diante de alguém que tropeçou, falou alguma coisa errada ou passou por uma situação inesperada?
A reação pode parecer cruel à primeira vista, mas a psicologia mostra que existe uma explicação bem mais complexa por trás daquele sorriso que surge quase sem pedir licença.
Até a saudosa atriz Nair Bello já contou uma situação curiosa que ajuda a entender esse comportamento. Em uma participação no extinto 'Programa do Jô', a veterana revelou que não conseguiu controlar o riso durante um velório após uma gafe entre as pessoas presentes.
Segundo ela, a reação simplesmente aconteceu de forma espontânea, sem que tivesse planejado ou desejado rir naquele momento.
A história, que pode causar estranhamento, mostra como determinadas respostas emocionais nem sempre estão completamente sob nosso controle.
De acordo com a psicóloga Olga Albaladejo, em entrevista ao Cuerpomente, rir ou sentir satisfação diante do erro, do azar ou de uma situação negativa vivida por outra pessoa é mais comum do que imaginamos.
Existe, inclusive, uma palavra em alemão para descrever esse sentimento: schadenfreude, que pode ser entendido como o prazer, a satisfação ou até o alívio que uma pessoa sente diante do infortúnio alheio.
A comparação com outras pessoas explica o sentimento
Olga Albaladejo explica que o nosso lugar no mundo também pode ser determinado por avaliações que fazemos em ambientes em que estamos inseridos, como família, amizades, trabalho e outros grupos.
É nesse contexto q...
Matérias relacionadas
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.