Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tem um livro 'parado' na estante? A doação pode ampliar o horizonte de alguém; veja onde doar em SP

No Dia Internacional da Doação de Livros, projetos e bibliotecas da cidade mostram a importância de transformar exemplares usados em acesso à leitura

14 fev 2026 - 09h05
Compartilhar
Exibir comentários

Em um cenário em que a leitura se reafirma como ponte de conhecimento e inclusão, o Dia Internacional da Doação de Livros, comemorado neste sábado, 14 de fevereiro, ressoa como um lembrete gentil de que os livros usados podem ganhar nova vida nas mãos de outros.

Após a coleta, o projeto doa livros para diversas ONGs e instituições, de acordo com a disponibilidade do material. Para solicitar uma doação, é preciso entrar em contato com o Leitura Para Todos. O principal foco, no entanto, é a atuação em comunidades carentes e ações de rua.

Depois da doação - onde encontrar os livros?

A cidade de São Paulo conta ainda com o programa Pegue, Leve e Leia, realizado sob a gestão dos espaços de leitura da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB). As obras disponibilizadas são exemplares que estavam parados no acervo das bibliotecas públicas municipais, somados a doações feitas pela sociedade civil e por entidades parceiras.

A partir desse material, a CSMB organiza feiras gratuitas de livros. Em média, cada edição disponibiliza cerca de 200 exemplares para retirada pelo público. No ano passado, a coordenação recebeu 35.293 livros doados por munícipes, todos incorporados ao acervo e devidamente registrados para monitoramento e controle.

Em 2026, as bibliotecas já realizaram 12 feiras de doação de livros. E neste mês, até o dia 27, estão marcadas mais 4 feiras em diferentes bibliotecas das regiões norte, leste e oeste da capital paulista. No dia 24, a Biblioteca Alceu Amoroso Lima fará a distribuição gratuita de livros na Praça Benedito Calixto, em Pinheiros, a partir das 11h. As outras feiras ocorrem nas Bibliotecas Ricardo Ramos, Paulo Sérgio Duarte Milliet e Pedro Nava. Os detalhes estão disponíveis aqui.

Melhores práticas para doar livros

  • Avalie o estado do livro: Antes de doar, verifique se ele está limpo, legível e sem páginas faltando — muitas instituições só aceitam em bom estado.
  • Organize por tipo: Separar por público (infantil, juvenil, técnico, acadêmico) facilita a triagem pelos projetos e bibliotecas.
  • Agrupe por destino: Livros didáticos e técnicos podem ter destinos diferentes de literatura - vale checar antes com cada projeto.
  • Doe além dos livros: Muitos projetos aceitam revistas, HQs e materiais relacionados à leitura.
  • Descarte consciente: Livros que não têm condição de reuso podem ser reciclados corretamente em centros de reciclagem.

Onde doar livros em São Paulo

Leitura para todos

Quantidade mínima de 40 livros para retirada gratuita. É cobrada taxa de R$ 20 para quantidade menor. Também retiram livros didáticos, enciclopédias, apostilas, cadernos, livros técnicos desatualizados, revistas, materiais de escritório, de escolas, de bibliotecas, etc.

  • E-mail: contato@leituraparatodossp.com.br
  • Telefone: (11) 94878-4680

Leitura no Vagão

Projeto iniciado em 2014 por Fernando Tremonti e que distribui livros gratuitamente em trens, metrôs e VLTs para incentivar a leitura durante o deslocamento. Quem quer doar pode entrar em contato com o projeto, mas o incentivo é para que cada pessoa receba o kit (com uma etiqueta, um folder explicativo e um marcador para colocar nos livros) e espalhar a ideia do projeto.

  • E-mail: contato@leituranovagao.com

Biblioteca Caio Fernando Abreu - Casa1

A construção do acervo da Biblioteca Comunitária Caio Fernando Abreu teve início a partir de doações recebidas do projeto Esqueça um Livro, em 2017. A biblioteca encerrou 2025 com 3.497 títulos no acervo e recebeu 11.474 títulos por meio de doação. As obras doadas podem ser levadas diretamente à Biblioteca, de segunda a sábado, das 10h às 19h.

  • Endereço: Rua Condessa de São Joaquim, 277 - Bela Vista
  • E-mail: biblioteca@casaum.org

Pensamento Cultural

O projeto trabalha desde 2019 para promover a cultura e a educação na Grande São Paulo. Além de doar, também vendem alguns exemplares para gerar recursos que mantêm e expandem as atividades. Para doar é preciso agendar a coleta gratuita, embalar os livros e aguardar a equipe no dia agendado.

  • Endereço: Praça Ubatuba, 29, Diadema - SP
  • E-mail: atendimento@pensamentocultural.com.br
  • Telefone: (11) 95387-1886

Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas

A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas recebe anualmente centenas de doações de livros e outros materiais. As doações particulares podem ser feitas diretamente para as bibliotecas e unidades, onde será feita a seleção do material doado, seguindo critérios estabelecidos pela CSMB.

Estante da Cultura

O projeto gerencia as doações para que os materiais recebidos sejam destinados ao reuso ou à reciclagem, de acordo com seu estado de conservação e classificação. A Estante da Cultura avalia o material, classifica, e depois envia para reuso, para ONGs e instituições parceiras.

  • Telefone: (11) 97843-6298

Exército da Salvação

Além de roupas, móveis, brinquedos e eletrodomésticos, o Exército da Salvação também recolhe livros. A coleta é feita por uma equipe uniformizada na data agendada. Todas as doações são enviadas para bazares beneficentes e o resultado financeiro dos bazares é investido na obra social do Exército da Salvação. Eles também possuem mais de 30 pontos de coleta na cidade de São Paulo.

  • Telefone: 4003-2299

Casas André Luiz

Instituição filantrópica dedicada ao cuidado integral de pessoas com deficiência no Brasil. Aceitam livros de literatura.

  • Telefone: (11) 95427-3700
  • E-mail: doacoes@mercatudo.org.br
Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade