Teatro Vivo retoma temporada de espetáculos virtuais
Com o objetivo de aproximar artistas e público durante a pandemia, projeto é gratuito já foi visto por 10 mil pessoas em 2020
Estreia neste sábado (24), às 20h, a nova temporada do projeto "Teatro Vivo em Casa". Os espetáculos serão transmitidos ao vivo e online pela plataforma Vivo Cultura, e os ingressos são gratuitos e limitados; basta se inscrever aqui no site da plataforma.
Nesta nova temporada do projeto serão exibidos quatro espetáculos, todos monólogos, selecionados por terem em comum temas como questões de raça e de gênero. O espetáculo de estreia será "Dora", peça escrita e dirigida pela atriz Sara Antunes, que conta a trajetória de uma guerrilheira presa, torturada e exilada na ditadura militar brasileira.
"Desde o início da pandemia e do isolamento, entendemos que nosso papel como apoiadores da arte era também o de encontrar soluções para levar conteúdo de qualidade à sociedade, além de incentivar produtores e artistas", revela a diretora de Imagem e Comunicação da Vivo, Marina Daineze. "Pela plataforma digital @vivo.cultura conseguimos dar luz a temas importantes, além de levar conhecimento e entretenimento de qualidade a qualquer pessoa que tenha um dispositivo conectado à internet", destaca a executiva.
Confira abaixo a programação completa e a sinopse dos espetáculos da série “Teatro Vivo em Casa”:
"Dora"
Quando: 24 de abril, às 20h
Sinopse:
A partir de uma pesquisa nos escritos de Maria Auxiliadora Lara Barcelos, a atriz constrói um diálogo sensorial e íntimo com a mineira, estudante de medicina, guerrilheira e sua mãe Clélia Lara Barcelos. O espetáculo "Dora" compartilha trechos de escritos, cartas da prisão e do exílio trocadas entre as duas, recriando o que chamava de "Represa de Dora", um campo de comunicação entre o confinamento e a possibilidade da utopia.
"Salamaleque"
Quando: 1 de maio, às 20h
Sinopse:
O espetáculo se passa na cozinha de Elizete, que entre pasta de grão de bico, água aromatizada e pão com zátar, conta uma história de amor através do resgate de cartas trocadas entre dois imigrantes. Os espectadores são conduzidos através das memórias da personagem, trazidas junto de aromas, cores e melodias.
"Ensaio sobre ter voz"
Quando: 8 de maio, às 20h
Sinopse:
Neste solo, Indira faz um convite ao diálogo e ao pensamento sobre como existir em nossa sociedade atual, a partir da perspectiva emocional de uma mulher negra. Sua dramaturgia mescla ficção e realidade na busca por retomar as rédeas de uma narrativa histórica que foi invisibilizada por séculos e que de maneira sensível vai se recriando no palco. A performance da artista propõe um percurso afetivo entre memórias e o momento presente.
"Como ter sexo a vida toda com a mesma pessoa"
Quando: 15 de maio, às 20h
Sinopse:
Annetta Poché é uma sexóloga búlgara formada na Sorbonne, que introduz ao público técnicas para a vida sexual dos casais, dando receitas insólitas para superar as diversas crises que acontecem ao longo dos anos de convivência.