PUBLICIDADE

Filmes e séries contam histórias de pessoas com deficiência

No Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências, conheça produções que trouxeram o tema para o centro do debate

22 set 2020 - 09h00
Compartilhar
Exibir comentários

Neste dia 21 de setembro, é comemorado no Brasil o Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências – data criada para dar visibilidade ao assunto e incentivar a integração dessas pessoas na sociedade.

O último censo demográfico do IBGE, de 2010, apontou que 24% da população, ou 45 milhões de pessoas, viviam com algum tipo de deficiência no país. Em 2018, porém, o Instituto adotou uma nova margem de corte que diminuiu esse número para 6,7%, ao considerar apenas pessoas que têm “muita dificuldade” ou “não conseguem de modo algum” enxergar, ouvir, caminhar ou subir escadas.

O fato é que milhões de brasileiros estão inseridos neste grupo e precisam enfrentam uma série de desafios e preconceitos todos os dias, seja no mercado de trabalho, nos relacionamentos ou na vida cotidiana. Para trazer à tona um tema tão importante, a equipe do Terra selecionou filmes e séries que colocam pessoas com deficiência como protagonistas. Veja a seguir:

Augustus Prew, Ryan O'Connell, e Punam Patel em 'Special' (2019)
Augustus Prew, Ryan O'Connell, e Punam Patel em 'Special' (2019)
Foto: IMDB / Reprodução

Special (Netflix)

Nesta comédia dramática, baseada no livro de memórias I'm Special: And Other Lies We Tell Ourselves de Ryan O'Connell, que também estrela, escreve e atua como produtor executivo na série, um jovem homossexual com paralisia cerebral decide sair do isolamento e buscar a vida que sempre quis.

Janela da Alma (Looke)

Dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo. O escritor José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders, entre outros, fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão.

Cordas (Youtube)

Neste curta-metragem de animação de Espanha, escrito e dirigido por Pedro Solís García em 2013 e vencedor do prêmio Goya, Maria é uma menina que vive em um orfanato e tem sua rotina interrompida com a chegada de um menino com paralisia cerebral. Essa menina brincou com ele todos os dias com ajuda das cordas.

Um acampamento de verão inovador motiva um grupo de jovens com deficiência a criar um movimento em busca de novos caminhos para um mundo com mais igualdade.
Um acampamento de verão inovador motiva um grupo de jovens com deficiência a criar um movimento em busca de novos caminhos para um mundo com mais igualdade.
Foto: IMDB / Reprodução

Crip camp - Revolução pela inclusão (Netflix)

Na estrada de Woodstock, uma revolução floresceu em um acampamento de verão decrépito para adolescentes com deficiência, transformando suas vidas e iniciando um movimento marcante.

Intocáveis (Telecine Play)

Um milionário francês tetraplégico contrata um homem da periferia para ser o seu acompanhante, apesar de sua aparente falta de preparo. No entanto, a relação que antes era profissional cresce e vira uma amizade que mudará a vida dos dois.

François Cluzet e Omar Sy em 'Intocáveis' (2011)
François Cluzet e Omar Sy em 'Intocáveis' (2011)
Foto: IMDB / Reprodução

Feliz ano velho (Tamanduá)

Baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, filme conta a história de um jovem que fica tetraplégico após mergulhar em um lago. Diante do que parecia ser o fim, ele começa a reviver e resgatar momentos importantes do seu passado descobrindo uma nova força em sua vida.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (Netflix)

Leonardo, um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel chega em seu colégio, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade.

Faltou algum? Conta pra gente nos comentários qual filme ou série você gostaria de ver nessa lista.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade