Se você puder responder a essas perguntas, estará mais preparada para atingir seus objetivos em 2026
Com elas, é possível trabalhar a autoestima e a inteligência emocional para encarar o novo ano com um olhar mais positivo.
Quando chega um novo ano, parece inevitável pensar em tudo o que foi vivido! E é possível fazer uma revisão anual psicologicamente saudável, que não seja baseada em conquistas externas, mas na coerência interna. Bea Ruiz, psicóloga clínica, recomenda investir 10 minutos para responder a 20 perguntas em um exercício poderoso de reflexão que nos prepara para 2026. Esse exercício vai além de pensar. É um trabalho de introspecção.
Como se preparar para 2026 da melhor maneira?
Praticar a introspecção de forma regular, por exemplo por meio de técnicas como o mindfulness, e segundo uma metanálise baseada em 18 estudos, tem efeitos positivos sobre o humor, a inteligência emocional e o desenvolvimento pessoal. O mais importante nesse caso, e em qualquer tipo de trabalho introspectivo que façamos, é ser o mais honesto possível, porque essa reflexão ajuda a crescer.
Além disso, se puder, escreva à mão enquanto reflete sobre as perguntas. A ciência mostra que escrever à mão ativa mais regiões do cérebro do que digitar. Aqui, não se trata apenas de pensar e responder mentalmente, mas de realizar um trabalho de compreensão muito mais profundo para melhorar o autoconhecimento e conseguir focar melhor em projetos, propósitos e objetivos para o novo ano.
Ruiz organiza essas reflexões em quatro categorias: autoconhecimento, relações ou vínculos, bem-estar e futuro. Com elas, trabalhamos a integração do passado, o presente das nossas relações, o estado atual do nosso corpo e a construção de uma vis...
Matérias relacionadas