PUBLICIDADE

Porto Alegre: capital gaúcha ostenta a segunda maior expectativa de vida do Brasil

Capital gaúcha se destaca em estudo do Instituto Cidades Sustentáveis, revelando um panorama promissor para a saúde e qualidade de vida dos porto-alegrenses.

29 mar 2024 - 10h12
(atualizado às 12h09)
Compartilhar
Exibir comentários

Porto Alegre, se destaca no cenário nacional por oferecer aos seus habitantes uma expectativa de vida de 72 anos, a segunda maior entre todas as capitais brasileiras, empatada com Belo Horizonte. Essa conquista, revelada em um estudo do Instituto Cidades Sustentáveis, evidencia a qualidade de vida proporcionada pela cidade.

Foto: Imagem Ilustrativa / Freepik / Porto Alegre 24 horas

O estudo, que analisou dados do DataSUS, revela que a expectativa de vida em Porto Alegre é resultado de diversos fatores, como:

  • Acesso à saúde de qualidade: A cidade possui uma rede de hospitais e clínicas públicas e privadas bem estruturada, além de profissionais altamente qualificados.
  • Saneamento básico: O índice de cobertura de saneamento básico em Porto Alegre é elevado, o que contribui para a redução de doenças.
  • Segurança pública: A cidade possui baixos índices de criminalidade, proporcionando um ambiente seguro para seus habitantes.
  • Educação: O nível de educação da população de Porto Alegre é elevado, o que impacta positivamente na saúde e no bem-estar.

Desigualdades regionais:

Embora Porto Alegre se destaque, o estudo também revela a desigualdade existente no Brasil. A capital com a menor expectativa de vida é Boa Vista, em Roraima, com apenas 57 anos. Essa disparidade de 15 anos demonstra a necessidade de investimentos em políticas públicas que visem reduzir as desigualdades sociais e garantir melhores condições de vida para todos os brasileiros.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade