Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Por que Paulo Coelho diz não ter saudade de Raul Seixas

Escritor, atualmente radicado na Suíça, foi um dos grandes parceiros do Maluco Beleza e ajudou a compor alguns dos maiores sucessos do rock nacional

31 jul 2025 - 11h47
Compartilhar
Exibir comentários
Paulo Coelho e Raul Seixas
Paulo Coelho e Raul Seixas
Foto: Acervo Instituto Paulo Coelho / Divulgação / Rolling Stone Brasil

Paulo Coelho e Raul Seixas viveram uma parceria intensa e de muita proximidade na década de 1970. Neste período, criaram algumas das músicas mais emblemáticas do rock brasileiro.

Fazem parte desse cancioneiro, por exemplo, clássicos como "Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás", "Medo da Chuva", "Sociedade Alternativa", "Tente Outra Vez" e "Gîtâ".

Nos anos 1980, a relação já não era a mesma. Paulo se distanciou da doutrina de Thelema, do ocultista inglês Aleister Crowley, enquanto Raul buscou novos parceiros, como Marcelo Ramos Motta, Cláudio Roberto e Marcelo Nova.

Raul Seixas e Paulo Coelho -
Raul Seixas e Paulo Coelho -
Foto: reprodução / YouTube / Rolling Stone Brasil

Em recente entrevista a Edgardo Martolio e Luis Maluf para a Rolling Stone Brasil, Paulo Coelho comentou sobre os tempos vividos com Raul, mas sem nostalgia. Segundo o escritor, atualmente radicado na Suíça, não há saudade desse período.

Não por ele guardar mágoas ou renegar as canções que criou com Raul, mas apenas por não ser um sentimento que ele gosta de carregar consigo. Paulo explicou:

"Eu não tenho saudade. Eu acho que vivi ali tudo que podia viver. Saudade está ligada a uma sensação. Como eu vou te definir? Eu vou te dar um exemplo: fiz o Caminho de Santiago em 1986, e nunca tive saudade. Depois fiz por várias vezes, de carro, para levar equipes de televisão e essas coisas todas, mas saudade não tive e nem tenho."

Ele completou:

"No momento em que eu estava fazendo o Caminho de Santiago, estava totalmente lá. Com Raul, mesma coisa. Eu tenho saudade nenhuma, porque sempre segui um princípio na minha vida, que é fazer a coisa com toda a intensidade."

Paulo Coelho e a literatura

Após a parceria com Raul Seixas, Paulo Coelho passou a se dedicar à literatura. Ele se tornou um dos escritores mais bem-sucedidos do Brasil, tendo vendido mais de 350 milhões de livros. Sua obra foi traduzida para 89 línguas.

Paulo Coelho -
Paulo Coelho -
Foto: divulgação / Rolling Stone Brasil

A série Raul Seixas: Eu Sou

Recentemente, a parceria entre Raul e Paulo foi retratada na série Raul Seixas: Eu Sou (2025), original da Globoplay. Estrelada por Ravel Andrade, ela conta com oito episódios e percorre as décadas de 1970 e 1980, período mais intenso da carreira do Maluco Beleza.

Raul Seixas: Eu Sou -
Raul Seixas: Eu Sou -
Foto: Ariela Bueno / Rolling Stone Brasil

+++ LEIA MAIS: Músicas de Raul Seixas rendem muita grana para Paulo Coelho? Ele responde

+++ LEIA MAIS: O suposto encontro entre Raul Seixas e John Lennon em Nova York aconteceu?

+++ LEIA MAIS: O único erro histórico da série de Raul Seixas, segundo Paulo Coelho

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade