Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O elemento do The Who que gera maior discordância entre Daltrey e Townshend

Uma das marcas registradas da banda britânica ao vivo ainda divide opiniões entre os dois únicos integrantes originais vivos

29 mai 2025 - 16h42
Compartilhar
Exibir comentários
Roger Daltrey e Pete Townshend, do The Who, em 2023
Roger Daltrey e Pete Townshend, do The Who, em 2023
Foto: Jo Hale / Redferns / Rolling Stone Brasil

Roger Daltrey e Pete Townshend, os dois únicos integrantes originais vivos do The Who, colecionam divergências. A última foi sobre o baterista Zak Starkey, demitido, recontratado e dispensado novamente, em definitivo, nas últimas semanas — ao que tudo indica, a mando de Daltrey.

No entanto, a maior discordância entre os dois ao longo do tempo recai sobre a polêmica tradição desenvolvida por Townshend de quebrar guitarras durante os shows. Tudo bem que isso não acontece desde 2007, mas vira e mexe o assunto ainda rende comentários da dupla.

No último dia 9 de maio, em entrevista coletiva para anunciar a turnê de despedida do grupo, Townshend foi perguntado sobre sua relação com o instrumento. Ele garantiu não ser o tipo de cara que cultiva esse tipo de sentimento.

"Não sou a pessoa certa para conversar sobre guitarras. Não tenho uma relação com a guitarra. Ela é uma ferramenta."
Pete Townshend, do The Who, em 2023 -
Pete Townshend, do The Who, em 2023 -
Foto: Katja Ogrin / Redferns / Rolling Stone Brasil

O histórico de "agressões" de Pete Townshend a guitarras remonta ao ano de 1964, quando acidentalmente ele atingiu o teto de uma casa de shows com sua Rickenbacker Rose Morris. A partir daí, quebrar guitarras no palco virou rotina e uma espécie de subterfúgio para ele, que sempre foi meio cismado tanto com a própria aparência — odiava o tamanho de seu nariz — como com a da banda.

Roger Daltrey reprova atitude de Pete Townshend

Roger Daltrey, por sua vez, já deu inúmeras declarações reprovando esse tipo de atitude do colega. Em sua autobiografia Valeu, Professor Kibblewhite (2018) — Thanks a Lot Mr. Kibblewhite: My Story, em inglês —, o vocalista resumiu bem sua opinião:

"Era como assistir a um animal sendo abatido. Um animal caro que teríamos que substituir por outro animal caro antes do próximo show."
Pete Townshend, do The Who, em 1966 -
Pete Townshend, do The Who, em 1966 -
Foto: Chris Morphet / Getty Images / Rolling Stone Brasil

Ao podcast Daily Grind (via GuitarPlayer), Daltrey contou que só fez o mesmo que Pete Townshend uma vez — e que se arrepende profundamente. Ele disse:

"Só quebrei uma única guitarra e me arrependo muito de ter feito isso. Não sei o motivo, simplesmente me ocorreu. Sempre me arrependi. Não deveria ter feito aquilo. É como matar a esposa."

Além disso, Daltrey critica o impacto que, segundo ele, essa tradição do The Who teve perante o público:

"Os fãs nunca vinham para ouvir a música. Eles vinham para ver a guitarra sendo quebrada.
Roger Daltrey, do The Who, em 2023 -
Roger Daltrey, do The Who, em 2023 -
Foto: Matthew Baker / Getty Images / Rolling Stone Brasil

O ápice das divergências

Um dos momentos de maior tensão e divergência entre Pete Townshend e Roger Daltrey ocorreu em 1973, pouco antes da turnê de Quadrophenia (1973). E envolveu instrumentos.

Durante uma discussão acalorada, Townshend usou uma guitarra para tentar acertar o companheiro de banda, que revidou com um soco. Em seu livro de memórias, o vocalista diz que pensou ter "matado" o guitarrista sem querer:

"Eu vi ele balançando e jogando uma guitarra Les Paul em minha direção. Ela passou zunindo perto da minha orelha e resvalou no meu ombro, quase encerrando The Who muito mais cedo. Eu ainda não tinha revidado, mas estava começando a ficar irritado. (...) Após um gancho de esquerda desviado por pouco, eu respondi com um soco no queixo dele. Pete foi para cima e para trás como se tivesse levado uma machadada. Ele caiu com força batendo a cabeça no palco. Pensei que o tivesse matado."

Rolling Stone: os 250 maiores guitarristas da história

Os 250 maiores guitarristas da história reunidos em uma Edição de Colecionador exclusiva da Rolling Stone Brasil. Eric Clapton, Jimi Hendrix, Jimmy Page e muitos outros guitarristas que marcaram a história do rock nas últimas décadas. Garanta já o seu exemplar pelo site lojaperfil.com.br.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Rolling Stone Brasil (@rollingstonebrasil)

+++ LEIA MAIS: A condição de saúde que pode aposentar Roger Daltrey de vez

+++ LEIA MAIS: A curiosa e destrutiva lição que Joe Walsh aprendeu de Keith Moon

+++ LEIA MAIS: Pete Townshend, do The Who, exalta composição de Taylor Swift: 'Eu me identifico'

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade