O dia que produzi a última entrevista de Benedito Ruy Barbosa
Ícone da dramaturgia brasileira partiu nesta terça-feira, anos 95 anos
Um ícone da dramaturgia brasileira partiu nesta terça-feira, 7, aos 95 anos. Benedito Ruy Barbosa sofria de insuficiência renal crônica e vivia recluso, evitando aparições públicas ou dar entrevistas.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Mas em setembro de 2025, após dois meses de negociação, tive a honra de produzir o que seria sua última aparição na TV e gentilmente concedida por sua filha e co-autora da sua obra, Edmara Barbosa. A entrevista foi concedida à TV Globo por meio de sua afiliada TV TEM, em Sorocaba, cidade onde Rui Barbosa vivia parte do ano, em seu sítio.
A entrevista foi dividida em duas partes, uma em sua casa em São Paulo e a outra no sítio, local escolhido pelo autor para escrever os enredos das novelas.
Em São Paulo, além de ouvir as histórias -- ele era muito bom em contar histórias, mas não em dar entrevistas -- , apresentei a Benedito depoimentos de atores como Antônio Fagundes e Eriberto Leal e o cantor Sergio Reis, nesse momento, quando coloquei o vídeo do cantor na TV, Benedito se emociou com as palavras do amigo.
Ao chegar a sua casa em São Paulo, um lugar muito agradável, tive a grata surpresa de encontrar Benedito assistindo uma de suas próprias novelas, Terra Nostra. Aliás, esse hábito fazia parte da rotina do autor, como me contou sua filha. O papo rendeu muitas histórias de bastidores da dramaturgia. Após a conversa, todos da equipe foram convidados a conhecer o sítio, onde Edmara guarda peças históricas de seu pai, objetos que foram utilizados nas novelas e são guardados com carinho por ela.
No escritório pessoal de Benedito, me chamou a atenção o Marcador de Gado (real) da novela Rei do Gado e a claquete n.1 da novela Terra Nostra, além dos inúmeros Trofeus Imprensa concedidos a ele.
Para mim, como produtor de TV e Internet, esse dia foi um imenso privilégio. Uma honra poder desfrutar destes momentos ao lado de Edmara e Benedito, referências da teledramaturgia brasileira e pessoas excepcionais.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.