PUBLICIDADE

Whitney Houston ou, simplesmente, "A Voz"

11 out 2021 13h58
ver comentários
Publicidade

Em 9 de agosto de 1963 nascia em Nova Jersey (EUA), uma das maiores estrelas da música mundial: Whitney Elizabeth Houston, popularmente conhecida como Whitney Houston.

Foto: Reprodução | Instagram | @whitneyhouston / The Music Journal

Whitney é uma daquelas cantoras que você não se cansa de ouvir, não só pelas interpretações fantásticas, mas também porque é difícil entender como sua voz consegue ser tão perfeita tecnicamente, numa época em que não havia tantos recursos de voz como nos dias de hoje.

Considerada uma voz potente mezzo-soprano dramático, tinha um registro vocal de 4 oitavas, belo e raro.

Whitney (ou Nippy, seu apelido de infância), cresceu num meio onde a familiaridade com a música era comum. Sua mãe, a cantora premiada com dois Grammys, Emily Houston, ou Cissy, lhe dava aulas de canto quando Whitney era ainda criança. As cantoras "Dee Dee" Warwick e a reconhecida Dione Warwick eram suas primas de segundo grau. E não para por aí. Sua prima de terceiro grau, Leontyne Price, era uma grande cantora de ópera, e influenciou muito a vida de Whitney, com uma presença positiva e constante.

Aos 11 anos, Whitney resolveu cantar no coral da Igreja, onde também aprendeu a tocar piano.

Já na adolescência, além de cantar nas turnês de sua mãe, fez backing vocal para grandes astros da música, como uma das divas da música pop e do R&B, o fenômeno Chaka Khan.

Foto: Reprodução | Instagram | @whitneyhouston / The Music Journal

Nessa época, ela também fez muito sucesso como modelo fotográfica, sendo capa das principais revistas teen da época, como Seventeen e Glamour.

Em 1983, foi descoberta pelo lendário Clive Davis, fundador da Arista Records enquanto cantava em uma boate em Nova York, e recebeu o convite para gravar primeiro disco. Era o início de um enorme sucesso.

Canções deste album, como You Give Good Love, Saving All My Love for You, How Will I Know e Greatest Love of All dispararam nas vendas, atingindo as primeiras colocações na Billboard. Depois de 25 milhões de cópias vendidas e de seu primeiro Grammy. Whitney já era considerada pela Billboard a Artista do Ano.

Em 1987 emplacou outros hits históricos em vendas e colocação, como I Wanna Dance with Somebody (Who Loves Me), Didn't We Almost Have It All eOne Moment in Time - esta última cantada nas Olimpíadas de Seul em 1988, com um sucesso estrondoso.

Em 1992, Whitney mostrou que não tinha apenas talento como uma grande artista da música, mas também, que poderia ser uma incrível atriz. Protagonizou O Guarda Costas ao lado de Kevin Costner, eternizando temas da trilha sonora como I Will Always Love You e I Have Nothing, indicada ao Oscar de Melhor Canção.

O disco de estreia de Whitney Houston |
O disco de estreia de Whitney Houston |
Foto: Reprodução | Instagram | @whitneyhouston / The Music Journal

Paralelamente, casou-se com o cantor Bob Brown, com quem teve Bobbi Kristina Houston Brown, em março de 1993.

Whitney era uma mãe apaixonada, mas apesar de levar sua filha para cantar ainda pequena em muitas de suas turnês, não conseguiu acompanhar sua criação, por sua extensa agenda, e também por sua vida pessoal conturbada.

Em 1995, atuou no filme Falando de Amor, cuja trilha sonora incluía sucessos como Exhale e Count on Me. E nos anos seguintes, vieram outros filmes como The Preacher's Wife e Cinderella.

Em 2007, após agressões, abusos e traições, separou-se de Bob Brown, e em 2008 lançou pela J. Records um novo álbum de canções inéditas.

Seu último trabalho no cinema foi no filme Sparkle, em 2011, produzindo, atuando e cantando. Foi nesta época que o antigo vício nas drogas começou a cobrar seu preço, aliado a uma forte depressão.

Em 11 de fevereiro de 2012, Whitney Houston foi encontrada morta na banheira do quarto de um hotel em Beverly Hills, gerando comoção mundial. Afinal, uma estrela de sua grandeza jamais será esquecida.

E seu imenso talento ainda será ouvido por muitas e muitas gerações.

The Music Journal The Music Journal Brazil
Publicidade
Publicidade