0

Você sabe tudo sobre Sandy & Junior? Confira 30 curiosidades

Para comemorar os 30 anos da carreira, dupla faz turnê pelo Brasil com 1º show em Recife, nesta sexta, 12 — e nós relembramos 30 fatos

12 jul 2019
10h43
atualizado em 15/7/2019 às 15h29
  • separator
  • 0
  • comentários

Quão bem você conhece a dupla Sandy & Junior? Porque é assim: fã que se preze sabe todas as músicas de cor, em suas versões de estúdio e ao vivo. Mais. Sabe até as pausas das respirações e tudo que os cantores falam com o público.

Mas fã mesmo sabe reconhecer a grandiosidade da história dessa dupla querida. Ao longo dos 30 anos de carreira, que serão comemorados com a turnê Nossa História, que tem início nesta sexta-feira, 12, em Recife, os cantores cresceram sob o holofote da mídia e encantaram fãs e não fãs com a sua trajetória. Que tal relembrar um pouco desses momentos?

No texto abaixo, destacamos alguns pontos da vida pessoal e profissional da vida de Sandy e de Junior para já entrarmos no clima da turnê comemorativa. Boa leitura (e bons shows!).

1. Primeira aparição na TV

Sandy tinha seis anos e Junior tinha cinco quando eles fizeram a primeira aparição no programa Som Brasil, da TV GloboSandy Junior cantaram o hit Maria Chiquinha em 1989.

02. Primeiro álbum

No ano seguinte, a dupla começou a gravação do primeiro disco, Aniversário do Tatu. O álbum foi produzido pelo pai dos irmãos, Xororó, e vendeu 300 mil cópias.

Sandy e Junior com a mãe Noeli em 1994
Sandy e Junior com a mãe Noeli em 1994
Foto: CLÓVIS CRANCHI SOBRINHO / Estadão Conteúdo

03. Estreia

O álbum segue o estilo sertanejo de Chitãozinho & Xororó e foi lançado em 1991 no Domingão do Faustão.

04. "Maria Chiquinha"

Apesar de muita gente conhecer Maria Chiquinha por Sandy & Junior, a música na verdade foi gravada pela primeira vez por Sônia Mamede e Evaldo Gouveia em 1961.

05. Primeiro show

O primeiro show de Sandy & Junior também já foi um sucesso: a dupla se apresentou em Votuporanga, interior de São Paulo, para um público de 60 mil pessoas.

06. Começaram cedo

A paixão pela música chegou cedo para os filhos de Xororó. Enquanto Sandy já demonstrava que gostava de cantar aos dois anos de idade, o irmão Junior começou a tocar bateria quando chegou aos três anos.

Sandy, Mariana Ximenes e Patrícia Lucchesi gravam especial de fim de ano do seriado Sandy & Júnior para a Rede Globo, no Clube Fonte São Paulo, em Campinas.
Sandy, Mariana Ximenes e Patrícia Lucchesi gravam especial de fim de ano do seriado Sandy & Júnior para a Rede Globo, no Clube Fonte São Paulo, em Campinas.
Foto: CAIO GUATELLI / Estadão Conteúdo

07. Clipe nos EUA

Os irmãos fizeram todas as fotos e gravaram o clipe de Sábado À Noite, em 1992, em Nashville. A cidade é referência para a música country norte-americana.

08. Michael Jackson

Sandy e Junior (desta vez, separados) participaram da turnê de Michael Jackson durante a passagem do rei do pop pelo Brasil. Em 1993, na Dangerous Tour, a dupla traduziu uma música para a linguagem brasileira de sinais. Em 2011, Sandy rodou o país com uma turnê em homenagem ao norte-americano, que havia morrido em 2010.

09. Dig Dig Joy

Sexto álbum da dupla, Dig Dig Joy teve vendagem acima da casa das 700 mil cópias. A dupla vendeu 200 mil cópias antecipadamente e, com isso, garantiu discos de ouro e platina. O disco marca a transição da música infantil para a música pop, mas ainda tem elementos do country e do dance.

10. Volta à TV

Apesar de muita gente lembrar do seriado Sandy e Junior, que marcou as telas da TV Globo entre 1999 e 2002, pouca gente lembra que a Rede Manchete já contou com a dupla. O Sandy e Junior Show tinha brincadeiras, convidados e músicas e foi exibido durante um curto período de tempo em 1997.

Sandy, Júnior, Paulo Vilhena e Tatiana Goulart gravam especial de fim de ano para a Rede Globo no Clube Fonte São Paulo, em Campinas.
Sandy, Júnior, Paulo Vilhena e Tatiana Goulart gravam especial de fim de ano para a Rede Globo no Clube Fonte São Paulo, em Campinas.
Foto: PAULO LIEBERT / Estadão Conteúdo

11. Seriado

A série que marcou a carreira da dupla contava com videoclipes temáticos no final de cada episódio. Além dos protagonistas, com história baseada na vida dos cantores, a série tinha ainda atores como Fernanda Paes Leme, Wagner Santisteban, Camila dos Anjos, Bruna Thedy, Marcos Mion e Paulo Vilhena.

12. Sandy solo

Os primeiros rumores de separação de Sandy e Junior surgiram quando a cantora, aos 14 anos, gravou um dueto com o tenor italiano Andrea Bocelli. A versão de Vivo per Lei (Vivo por Ela)  constou no disco Romanza, em sua versão em espanhol. Sandy cantou a sua participação em português e foi escolhida após a PolyGram enviar diversas opções ao italiano—- entre elas, Zizi Possi.

13. As Quatro Estações

O álbum As Quatro Estações, sem dúvida, é o mais famoso da dupla. No entanto, muita gente confunde a versão de estúdio — que tinha uma capa com foto da dupla — com a versão ao vivo, que vinha com as capas de cada estação para serem trocadas.

A dupla Sandy e Júnior em seu camarim antes de se apresentarem na casa de shows Olympia.
A dupla Sandy e Júnior em seu camarim antes de se apresentarem na casa de shows Olympia.
Foto: ÁLVARO MOTTA / Estadão Conteúdo

14. Sucesso e legado

As Quatro Estações, ao lado de Quatro Estações: O Show, é o álbum pop mais vendido do Brasil, com mais de 2,5 milhões de cópias vendidas. O álbum recebeu disco de diamante duplo e foi o que alavancou a carreira de Sandy e Junior, que buscariam em seguida uma carreira internacional.

15. Rock in Rio

Uma das noites mais marcantes para a dupla, sem dúvida, foi a participação no Rock in Rio em 2001. Os dois se apresentaram na noite dedicada à música pop, que contou também com shows de Britney Spears e N'sync.

16. Estrela-Guia

No mesmo ano, Sandy estrelou a novela Estrela Guia, da Rede Globo. A obra substituiu O Cravo e a Rosa como novela das seis e contava a história de como Cristal (Sandy), aos 17 anos e após a morte dos pais, vai morar com o padrinho Tony (Guilherme Fontes) — os dois acabam se apaixonando. Além disso, Junior também participa da novela, como Zeca, malabarista que passa a ser explorado por um dono de produtora após mostrar talento para a música.

A dupla Sandy & Júnior é vista durante coletiva de imprensa após ensaio na casa de Show Olympia, na zona sul da capital paulista, onde se apresenta.
A dupla Sandy & Júnior é vista durante coletiva de imprensa após ensaio na casa de Show Olympia, na zona sul da capital paulista, onde se apresenta.
Foto: PAULO PINTO / Estadão Conteúdo

17. Duetos internacionais

Além de Andrea Bocelli, Sandy também fez um dueto com Enrique Iglesias. You're My #1 fez parte do CD Enrique, lançado em 1999. Depois, a canção fez parte do repertório da dupla, com a parte do filho de Julio Iglesias cantada por Junior. Eles ainda cantaram a música Inesquecível com a italiana Laura Pausini.

18. Carreira internacional

Já conhecida no exterior, a dupla apostou de vez na carreira fora do Brasil. O álbum internacional foi lançado em países como Estados Unidos, França, Inglaterra, Espanha, Portugal e México. O álbum foi gravado em Los Angeles.

19. Turnês fora do país

A dupla, na época com 19 e 18 anos, fez turnês de divulgação pela Europa e América Latina. Com canções em português, inglês, francês e espanhol, o disco chegou a receber certificado de platina no Brasil e ouro em Portugal.

20.  Ao Vivo no Maracanã

O terceiro álbum ao vivo de Sandy e Junior foi lançado no fim de 2002, e contou ainda com uma versão dupla, vendida junto com o CD Internacional Extras. O público do show foi de 70 mil fãs.

21. História do estádio

Sandy e Junior ficaram marcados na história do Maracanã por serem os primeiros brasileiros a comandarem um show solo no estádio. A produção conta, ainda, com duas gravações solo de Sandy: Como É Grande O Meu Amor Por Você, de Roberto Carlos, e Uninvited, de Alanis Morrissette.

22. Acquaria

O filme Acquaria, estrelado pela dupla, foi a produção mais cara do cinema nacional até aquela época. O longa atingiu a marca de 1 milhão de espectadores enquanto ficou em cartaz.

23. Planeta Água

Acquaria conta a história de um futuro distópico, em que a Terra é devastada pela falta de água. As filmagens duraram oito semanas e, além dos estúdios, houve locações no deserto do Atacama, no Chile.

24. Identidade

O disco Identidade, lançado em 2003, conta com a música Encanto, tema do longa estrelado por Sandy e Junior. Além disso, apresenta hits mais maduros, como Desperdiçou, Nada Vai Me Sufocar e Você Pra Sempre. Eles voltaram a brincar com as capas do CD — o fã poderia escolher a favorita, cada uma com a foto de um dos irmãos.

Sandy e Junior na coletiva da turnê 'Nossa História'
Sandy e Junior na coletiva da turnê 'Nossa História'
Foto: Mrossi / Divulgação

25. Sandy & Junior

O álbum Sandy & Junior, lançado em 2006, teve parte das gravações em Miami e, de acordo com Junior, é o primeiro trabalho realmente autoral da dupla. A co-produção é de Junior, e Sandy assina a composição de sete faixas. Esta foi a única indicação da dupla ao Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa. O prêmio foi para Timeless, de Sérgio Mendes.

26. Acústico MTV

O Acústico MTV de Sandy e Junior, de 2007, foi o último trabalho da dupla. Ele conta com participações de Lulu Santos, Ivete Sangalo e Marcelo Camelo, e a produção musical foi assinada por Junior ao lado de Paul Ralphes. O repertório tem sucessos dos 17 anos em novas roupagens, mais adultas, e a primeira tiragem foi esgotada uma semana antes do lançamento.

27. Separação

Apesar do bom momento na carreira, Sandy e Junior decidiram que queriam seguir caminhos separados. Enquanto a cantora buscava o rumo solo, ele quis se aventurar em outros estilos e instrumentos. Anos depois, eles acreditam que a separação fez bem para o desenvolvimento deles como artistas e para a relação como irmãos.

28. Caminhos diferentes

Em uma participação no quadro Linha do Tempo, do programa Altas Horas em 2018, eles falaram sobre a separação. "Quando a gente se separou fomos para lados opostos na música, por exemplo. Esse aliás foi um dos motivos da separação, porque a gente queria fazer coisas diferentes", disse Sandy. "Desde esse dia que a gente decidiu [acabar a dupla] a gente demorou um mês pra comunicar às pessoas, pra ter certeza que era isso mesmo", revelou Junior.

29. Família

Um ano depois da separação, Sandy se casou com o músico Lucas Lima — os dois se conheciam desde 1998 e namoravam, entre idas e vindas, desde 1999. Os dois têm um filho, Théo, nascido em 2014. Já Junior é casado com a modelo Mônica Benini desde 2014 e, em 2017, nasceu Otto, o filho do casal.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

É sonho que fala, né? ❤ #nossahistoriaSJ @junior_lima @cartaoelo @bauducco @naturabroficial @vwbrasil @livenationbr

Uma publicação compartilhada por Sandy (@sandyoficial) em

30. 30 anos

Depois de 12 anos separados, Sandy e Junior resolveram voltar aos palcos para relembrar os sucessos dos 30 anos desde que apareceram pela primeira vez na TV. A turnê Nossa História começa nesta sexta-feira (12), em Recife, e vai até 13 de outubro, quando será encerrada em São Paulo.

Veja também:

 

Fonte: Equipe portal
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade