"Tudo é música", diz DJ Diplo no Ultra Music Festival
"Tudo é música." Praticamente um brasileiro - já esteve no País cerca de 15 vezes em suas contas -, o DJ norte-americano Diplo estava exultante após seu set no palco Arena do Ultra Music Festival, neste sábado (3). Animado, Diplo chegou a plantar bananeira ao final da entrevista ao Terra.
Diplo foi um dos grandes responsáveis por difundir o funk carioca nas pistas do mundo. Ele contou sobre a primeira vez que ouviu o ritmo. "Uma amiga argentina me deu um CD com várias músicas, e uma delas era uma versão insana de Bigmouth Strikes Again (do The Smiths)", disse. "Não entendi o que a garota na música falava, mas era empolgante demais."
Sem muitas informações sobre o ritmo na internet, Diplo veio ao Brasil. Conheceu o DJ Marlboro, Sanny Pitbull e Hermano Vianna, com quem mantém contato até hoje. Foi através de Vianna que Diplo conheceu o tecnobrega, ritmo muito popular do Pará. O DJ vai inclusive gravar músicas com a Banda Uó, de Goiânia, que ganhou notoriedade em 2011 na internet tocando tecnobrega.
O DJ não poupou elogios ao Brasil. "É um país fascinante, o único lugar fora dos Estados Unidos que tem tanta variedade rítmica", disse. Diplo defende a utilização desta variedade em seus sets. "Minha função é traduzir os estilos em minha apresentação. Hip-hop, techno, funk, cumbia."
Transmissão
A transmissão do UMF Brasil pelo Terra é fruto de um acordo fechado com a XYZ Live, empresa de conteúdo, entretenimento e esportes que organiza o evento. O evento pode ser acompanhado ao vivo de todo o Brasil em duas opções de definição para o internauta: em padrão High Definition (HD) ou standard, conforme a banda utilizada por ele.
O público também pode acompanhar o UMF Brasil por tablets e celulares, como já é uma tradição do Terra na transmissão de grandes eventos musicais e esportivos.