PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Taylor Swift lança novo álbum "The Tortured Poets Department"

O 11º álbum de estúdio da cantora inclui parcerias inéditas com Post Malone e Florence + the Machine

19 abr 2024 - 08h38
(atualizado às 11h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação/Beth Garrabrant / Pipoca Moderna

Taylor Swift lançou nesta sexta-feira (19/4) o seu 11º álbum de estúdio, "The Tortured Poets Department", anunciado em fevereiro deste ano durante a cerimônia do Grammy Awards, durante o discurso de agradecimento pelo prêmio de Melhor Pop Vocal (por "Midnights"). A novidade estreou nas plataformas digitais com duas versões, sendo uma delas com 15 faixas adicionais (um disco inteiro extra, transformando o lançamento em álbum duplo).

Ela explicou o clima do álbum com um texto publicado em seu Instagram, no melhor estilo de "poeta torturado". "Escrevi muita poesia torturada nos últimos dois anos e queria compartilhar tudo com vocês", escreveu Taylor.

"Uma antologia de novas obras que refletem acontecimentos, opiniões e sentimentos de um momento fugaz e fatalista — que foi ao mesmo tempo sensacional e triste em igual medida. Este período da vida da autora acabou, o capítulo foi encerrado e fechado com tábuas. Não há nada para vingar, não há contas a acertar depois que as feridas cicatrizam", acrescentou. "E após uma reflexão mais aprofundada, um bom número delas [feridas] acabou sendo autoinfligida. Esta escritora acredita firmemente que nossas lágrimas se tornam sagradas na forma de tinta em uma página. Depois de contarmos nossa história mais triste, poderemos nos livrar dela", seguiu, antes de encerrar: "E então tudo o que resta é a poesia torturada".

Detalhes do disco

O novo álbum mistura elementos do pop rock, synthpop e indie, além da tradicional pegada country presente em trabalhos anteriores. O projeto foi divulgado na Apple Music em cinco playlists que ressignificam os cinco estágios do luto amoroso elaborados pelo psiquiatra Kübler-Ross: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação.

As canções solos foram escritas e produzidas por Taylor Swift e dois parceiros, Jack Antonoff ("Reputation") e Aaron Dessner ("Folklore"). As duas versões do disco ainda incluem duas parcerias de destaque: com Florence + the Machine, na canção "Florida!!!", e Post Malone, no single "Fortnight" que receberá um videoclipe nesta sexta (19/4) às 21h.

Desde o anúncio, o título do projeto atraiu a curiosidade dos "Swifties" que passaram a teorizar que as canções fazem referência ao ex-namorado da artista, o ator Joe Alwyn, com quem Taylor manteve um relacionamento sério por seis anos. Vale mencionar que a extinta relação foi motivo de inspiração para projetos anteriores, como "Folklore" e "Evermore".

A situação ganhou corpo nas redes sociais depois que os fãs resgataram uma declaração de Alwyn em uma entrevista ao quadro "Actors on Actors", da Variety, em meados de 2022. Na ocasião, ele apareceu ao lado de Paul Mescal e revelou que eles faziam parte de um grupo criado por Andrew Scott intitulado "Tortured Man Club".

Faixas do álbum principal

Fortnight (ft. Post Malone)

The Tortured Poets Department

My Boy Only Breaks His Favorite Toys

Down Bad

So Long, London

But Daddy I Love Him

Fresh Out the Slammer

Florida!!!! (ft. Florence and the Machine)

Guilty as Sin?

Who's Afraid of Little Old Me?

I Can Fix Him (No Really I Can)

loml

I Can Do It With a Broken Heart

The Smallest Man Who Ever Lived

The Alchemy

Clara Bow

Faixas extras

The Black Dog

imgonnagetyouback

The Albatross

Chloe or Sam or Sophia or Marcus

How Did It End?

So High School

I Hate Ir Here

thanK you aIMee

I Look in People's Windows

The Prophecy

Cassandra

Peter

The Bolter

Robin

The Manuscript

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Publicidade