Empresário nega que primeiro Rock in Rio favoreceu artistas internacionais: 'Tratados com respeito'
Festival foi criticado por artistas brasileiros, principalmente em relação à qualidade dos equipamentos e do som
Um dos empresários mais relevantes do Brasil no ramo de shows e festivais, Luiz Oscar Niemeyer, detalhou alguns detalhes dos bastidores do primeiro Rock in Rio. Luiz reconheceu que alguns artistas brasileiros, à época, criticaram o festival por, supostamente, favorecer cantores internacionais. Ele, porém, negou que isso de fato tenha acontecido.
"Todos foram tratados com muito respeito, como tem que ser", detalhou o empresário em entrevista ao podcast Papo com Clê, apresentado por Clemente Magalhães. A entrevista foi realizada há quatro anos, mas o podcast tem feito recortes de entrevistas marcantes.
À época da primeira edição do festival, cantores brasileiros alegaram que os internacionais teriam recebido palcos e equipamentos com melhor qualidade de som.
Ao podcast, Luiz afirmou que o primeiro Rock in Rio tinha "o que era mais moderno em termos de tecnologia". "Acredito que os nossos técnicos, aqui, não estavam preparados para encarar. Talvez, realmente, tenha havido essa defasagem de como utilizar o equipamento. Mas, em momento algum, houve qualquer tipo de diminuição da importância dos artistas brasileiros", disse.
O festival completou 40 anos no ano passado com shows de nomes como Lulu Santos, Ed Sheeran, Katy Perry, Chitãozinho e Xororó, Ney Matogrosso e Mariah Carey. A primeira edição, em 1985, contou com shows históricos de nomes como Ney, Lulu, Barão Vermelho, Gilberto Gil, AC/DC e Queen.
