Pixies resgatam quatro músicas raras gravadas entre 1987 e 1991
As faixas, que remetem à época dos álbuns 'Bossanova' (1990) e 'Trompe le Monde' (1991) e estavam antes restritas à edições limitadas de vinis, foram agora masterizadas a partir das fitas analógicas
Em comemoração aos seus 40 anos de carreira, o Pixies lançou nas plataformas digitais quatro faixas raras gravadas entre 1987 e 1991, período áureo da banda. Antes restritas a vinis limitados, canções como "Dig For Fire", "Go Man Go", "Brackish Boy" e "Punk Loop" foram remasterizadas diretamente das fitas analógicas originais. A novidade antecede a turnê sul-americana do grupo prevista para 2027, que contará com três shows no Brasil, enquanto a banda segue em atividade compondo novos trabalhos.
Os Pixies lançaram quatro raridades de seu arquivo em formato digital, gravadas originalmente no auge criativo da banda, entre 1987 e 1991. As faixas, que remetem à época dos álbuns Bossanova (1990) e Trompe le Monde (1991) e estavam antes restritas à edições limitadas de vinis, foram agora masterizadas a partir das fitas analógicas e estão disponíveis para o público geral.
🎧 Do universo de fã ao universo da música: tudo que você ama em um só lugar. Siga @terrasonora
A novidade faz parte das comemorações de 40 anos de carreira do grupo. A primeira canção é "Dig For Fire" (de Steve Albini), uma versão crua da faixa gravada no final de 1987 durante as sessões do disco Surfer Rosa (1988). Ela soa completamente diferente da versão pop que a banda acabou lançando anos depois, em Bossanova.
https://www.youtube.com/watch?v=biFA2HtYCwo
A segunda faixa é "Go Man Go", composta por Black Francis e Kim Deal durante as gravações de Bossanova, dos Pixies, e Last Splash, do The Breeders. A faixa chegou a ser tocada ao vivo em alguns shows do The Breeders, e foi incluída na versão comemorativa de 30 anos de Last Splash, em 2023.
https://www.youtube.com/watch?v=tTp25_EYqws
"Brackish Boy", por sua vez, é uma faixa acelerada e com pegada punk, que foi escrita pelos Pixies mas regravada anos mais tarde de forma acústica para o primeiro álbum solo de Black Francis, Frank Black (1993).
https://www.youtube.com/watch?v=c5OGKLegXro
Por fim, "Punk Loop" é uma canção improvisada gravada em 1991, nas sessões de Trompe le Monde., e, assim como as demais, foi recuperada diretamente dos arquivos de fita da banda, sem pós-produções.
https://www.youtube.com/watch?v=bzNubX_Lx9Y
O lançamento chegou como uma surpresa para fãs nostálgicos, e prepara o terreno para a turnê sul-americana que os Pixies farão em março e abril de 2027. A banda de rock alternativo tem três shows confirmados no Brasil, em São Paulo, Curitiba e Brasília.
O álbum mais recente lançado pela banda é The Night The Zombies Came, de 2024, o primeiro com a baixista Emma Richardson. Em entrevista à NME no início deste ano, o guitarrista Joey Santiago afirmou que o grupo continua trabalhando em novas músicas. "Teremos uma pausa em outubro e vamos nos reunir para compor mais músicas", disse.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.