Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O músico secreto que foi a grande arma do Bon Jovi

Responsável por tocar em quase todos os álbuns da banda — supostamente até mesmo aqueles creditados a outro membro — só se tornou integrante oficial em 2016

25 jan 2026 - 09h01
Compartilhar
Exibir comentários

O Bon Jovi sempre centralizou sua imagem em cima do vocalista Jon Bon Jovi e sua parceria com o guitarrista Richie Sambora. Entretanto, a banda tinha uma arma secreta durante boa parte de sua atividade, que se tornou mais conhecida ao longo dos anos.

Bon Jovi em 2003 (E
Bon Jovi em 2003 (E
Foto: D): Hugh McDonald, Tico Torres, Jon Bon Jovi, Richie Sambora e David Bryan ( Theo Wargo / WireImage via Getty) / Rolling Stone Brasil

Trata-se do baixista Hugh McDonald. O músico de estúdio, que toca ao vivo com o Bon Jovi desde 1995 e é integrante oficial desde 2016, revelou uma vez no seu site oficial ter participado de quase todos os álbuns da banda antes de substituir Alec John Such nos shows.

McDonald já até contou histórias de como trabalhava no estúdio com a banda no seu auge. Incluindo sua contribuição ao maior hit do Bon Jovi, "Livin' On A Prayer", cuja linha de baixo original parecia demais com "I Can't Help Myself", do The Four Tops. À época, o integrante creditado era Alec John Such.

McDonald contou à revista Bass Player em 2015 (via Guitar World):

"Quando o produtor, Bruce Fairburn, veio trabalhar com a gente e ajeitar as canções, nós dois concordamos que precisávamos bolar uma linha de baixo melhor. Tentei algumas coisas, com todo mundo contribuindo ideias e variações, e quando arranjei a parte que dá pra ouvir na faixa, todo mundo falou, 'É isso!'."

Apesar disso, todas as partes de baixo nos discos do Bon Jovi até 1994 são creditadas a Alec John Such. Quanto às contribuições do integrante oficial aos álbuns, McDonald nunca foi claro sobre o assunto, se dividiram as funções no estúdio ou se um se encarregava de gravar e o outro de tocar ao vivo.

Bon Jovi e a demo do zelador

A relação entre Hugh McDonald com o Bon Jovi data antes mesmo de a banda existir de fato. Ele era um músico de estúdio em Nova York no começo dos anos 1980 quando foi contratado para contribuir a uma demo chamada "Runaway", gravada pelo zelador do estúdio Power Station: o próprio Jon Bon Jovi. A canção veio a ser um hit na cidade e conseguiu a esse profissional de limpeza um contrato de gravadora.

Agora restava montar uma banda. O vocalista resolveu recrutar os amigos Richie Sambora (guitarra), Alec John Such (baixo), David Bryan (teclado) e Tico Torres (bateria) para cair na estrada com ele. McDonald relata ter ficado como músico de estúdio até a saída de Such, em 1994, após o álbum Cross Road.

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade