1 evento ao vivo

Morre Jim Dunlop, mago das palhetas e criador do "Wah-Wah Cry Baby"

Em 1965, um jovem Jim estava pronto para revolucionar (Foto/Facebook) O mundo das cordas, seja de aço ou de nylon, acabou de perder uma de suas mentes mais inovadoras. Faleceu na última quinta (7) Jim Dunlop, fundador da Dunlop, empresa responsável por desenvolver produtos para guitarristas. A causa da morte não foi revelada. Imigrante escocês, [...]

8 fev 2019
16h43
atualizado em 26/2/2019 às 18h00
  • separator
  • 0
  • comentários

Por Gustavo Morais

O mundo das cordas, seja de aço ou de nylon, acabou de perder uma de suas mentes mais inovadoras. Faleceu na última quinta (7) Jim Dunlop, fundador da Dunlop, empresa responsável por desenvolver produtos para guitarristas. A causa da morte não foi revelada.

Imigrante escocês, Jim se chegou à São Francisco, EUA, com $600,00 no bolso, em 1965. Em busca do "soho americano", fundou a Dunlop naquele mesmo ano. Entre outros produtos, a empresa é a responsável pela criação do icônico "Wah-Wah Cry Baby", efeito que ficou famoso nas mãos e cordas de feras como Jimi Hendrix, Jeff Beck e Eric Clapton. O uso do famoso pedal foi também perpetuado por caras do naipe de Slash, Eddie Van Halen e vários outros.

A Dunlop também é reconhecida pelas suas palhetas. A linha de palhetinhas mais famosa é a "Tortex", cuja popularidade se dá por possuir um revestimento áspero, o que evita que elas escorreguem dos dedos dos guitarristas ao ficarem suados.

Segundo vários artistas, os modelos da marca são "divisores de águas", isto é, revolucionaram positivamente seu estilo de tocar. Um dos admiradores das palhetas Dunlop é Kirk Hammett, do Metallica, que já afirmou que o modelo "'Jazz III' mudou absolutamente tudo na minha maneira de tocar. Essa pallhetinha foi a melhor coisa que me aconteceu na vida de guitarrista".

Descanse em paz, mestre Jim Dunlop. O universo musical será eternamente grato a você…

Cifra Club
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade