PUBLICIDADE

Joe Egan, cantor da banda Stealers Wheel, morre aos 77 anos

Seu hit "Stuck in the Middle with You" marcou o rock dos anos 1970 e o cinema de Quentin Tarantino

9 jul 2024 - 01h46
(atualizado às 07h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Facebook/Gerry Rafferty

O cantor Joe Egan, co-fundador da banda Stealers Wheel e co-autor do sucesso Stuck In The Middle With You, faleceu aos 77 anos no último sábado, 6. A notícia foi divulgada na página oficial do Facebook de seu parceiro falecido, Gerry Rafferty (1947-2011), administrada por sua filha, Martha. "Notícia muito triste que a outra metade do Stealers Wheel, Joe Egan, faleceu pacificamente ontem à tarde com seus entes queridos ao redor", dizia o post. "Sempre o lembrarei como uma alma doce e gentil. Que ele descanse em paz."

O começo e o maior hit

Egan, que originalmente sonhava em ser jogador de futebol, conheceu Rafferty quando ambos eram adolescentes na St. Mirin's Academy, na cidade natal de Paisley, na Escócia. Eles formaram o Stealers Wheel no início dos anos 1970. Embora os primeiros dois singles da banda não tenham feito sucesso, o terceiro, Stuck In The Middle With You, se tornou um clássico do rock e pop.

Os dois co-escreveram e cantaram juntos a música, que alcançou o Top 10 nos EUA e no Reino Unido, vendendo mais de 2 milhões de cópias. O sucesso do single impulsionou o álbum de estreia homônimo da banda, lançado em 1972 pela A&M Records.

Conexão Tarantino

A canção teve um ressurgimento nas paradas de sucesso duas décadas depois, quando foi utilizada em uma cena chave do filme de estreia de Quentin Tarantino, Cães de Aluguel (1992). A alegre Stuck In The Middle With You tocou enquanto o personagem Mr. Blonde (Michael Madsen) torturava um policial e dançava ao som da faixa.

A música também apareceu em dezenas de filmes e programas de TV nas décadas seguintes, incluindo The Guilt Trip, E.R., Gilmore Girls, That '70s Show, Malcolm in the Middle, Raising Hope, Cold Case, Top Gear e Os Simpsons.

Outros sucessos e o final da banda

Embora tenha sido o maior sucesso do Stealers Wheel, não foi o único hit. O single seguinte, Everything Will Turn Out Fine, chegou ao Top 50 da Billboard, e Star, uma música composta por Egan no segundo álbum da banda, Ferguslie Park (1973), alcançou o Top 30. Recentemente, ela tabmém foi destaque em um episódio de A Maravilhosa Sra. Maisel. No entanto, tanto esse disco quanto o terceiro álbum do Stealers Wheel, Right or Wrong (1975), não conseguiram sucesso nas paradas, e a banda se separou pouco depois.

Egan ainda lançou dois álbuns solo, Out of Nowhere (1979) e Map (1981), mas nenhum deles fez sucesso nas paradas.

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade