Gustavo Pio lança single de estreia com suporte de supergrupo
Vaca de Presépio é uma composição do próprio artista e tem produção de Martin Mendonça, guitarrista da Pitty.
Provocativa, inusitada e com pegada rock’n’roll: assim é a estreia do cantor e compositor Gustavo Pio. Ele acaba de lançar seu primeiro single Vaca de presépio, com composição e vocais de sua autoria, nas plataformas digitais. “É uma música que fala sobre tentar se encaixar em um papel social e não conseguir. A partir disso, você percebe que não adianta e passa a usar isso como um grito de afirmação. Quando você não se encaixa, nasce a possibilidade de poder existir como você quiser”, explica o artista.
Sua estreia conta com a produção de Martin Mendonça, guitarrista da cantora Pitty e parceiro dela no projeto Agridoce. A parceria artística entre os dois nasceu na pandemia, quando Gustavo começou a fazer aulas de guitarra com Martin. “Comentei com ele que estava com vontade de gravar algumas composições minhas, ele ficou animado e topou produzir. Pra mim foi uma alegria imensa, pois já admirava o trabalho dele de longa data”,
conta.
Além de Gustavo e Martin, a música também conta com a participação de Duda Machado (ex-baterista da Pitty), Cadinho Almeida (da banda Cascadura) e André T (que já trabalhou com nomes como Baiana System e Carlinhos Brown). André, aliás, é fundador do Estúdio T, que fica no Rio Vermelho (Salvador) e serviu para a gravação da obra. “Os músicos são todos originários do underground de Salvador e conhecidos no meio do rock
alternativo e mainstream.
O resultado dessa junção é um som com várias influências, que é pesado mas tem um tempero diferente. Conseguimos tirar uma sonoridade muito especial e que encaixou perfeitamente na música”, aponta Pio.
Gustavo também será o segundo artista a ser lançado pelo selo Praia dos Artistas, novo empreendimento do casal Martin Mendonça e Juana Diniz. “Martin me convidou pra lançar a música pelo selo e eu vi nisso uma oportunidade pra darmos continuidade a esse projeto do lançamento em diante. Tem sido um super apoio, principalmente em toda a parte operacional que envolve lançar uma música.
Mudança de rota
Gustavo nasceu em Belo Horizonte, mas foi criado no interior de Minas Gerais, na cidade de Luz. Foi neste ambiente pacato com menos de 20 mil habitantes que ele permaneceu até os 13 anos, quando se mudou para a capital. Lá ele se formou em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2014, mas percebeu que não se identificava muito com a área.
Após decidir focar na música, Gustavo prestou novamente o vestibular para cursar Música Popular na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e se mudou para Salvador em 2017, onde mora até hoje. “Cresci muito nesse processo, Minas e Bahia são lugares muito diferentes, mas que se complementam em vários aspectos. Essa experiência foi essencial pro meu desenvolvimento enquanto artista e me abriu portas e horizontes novos”.
Ficha técnica:
Gustavo Pio: vozes e composição
Martin Mendonça: guitarras, produção, arranjo
Duda Machado: bateria e percussão
Cadinho Almeida: baixo
André T: teclado, engenheiro de som, mixagem e masterização
Gravado no Estúdio T, em Salvador