Grammy 2026: Bad Bunny vence Álbum do Ano e faz história com 'DeBÍ TiRAR MáS FOToS'
É a primeira vez que um disco totalmente em espanhol vence a principal categoria da noite
O rapper Bad Bunny fez história na madrugada desta segunda-feira, 2, ao vencer o Grammy de Álbum do Ano pelo disco DeBÍ TiRAR MáS FOToS. É a primeira vez que um disco totalmente em espanhol vence a principal categoria do prêmio. O cantor fez grande parte do discurso em sua língua materna. Veja vídeo acima.
Em seu álbum, o artista porto-riquenho celebra a cultura de seu povo e faz um poderoso protesto contra o neocolonialismo e a exploração do território de Porto Rico. O músico superou nomes como Kendrick Lamar, Lady Gaga, Justin Bieber e Sabrina Carpenter.
Além do principal prêmio da noite, o rapper latino também conquistou outras duas estatuetas — Melhor Álbum de Música Urbana e Melhor Performance de Música Global. Em seu discurso, o músico se posicionou contra a Agência de Imigração e Alfândega (ICE), responsável pela deportação de imigrantes dos EUA.
"Antes de mais nada, fora ICE. Não somos selvagens, não somos animais, nós somos serem humanos, somos americanos", disse o cantor, aplaudido pelos presentes, ao aceitar o prêmio. "Além disso, quero dizer às pessoas que estão assistindo para não propagar o ódio. O ódio acaba se tornando mais potente quando você agrega ao ódio. Algo mais poderoso que o ódio é o amor. É isso que temos que fazer: lutar com amor."
Lançado em janeiro do ano passado, DeBÍ TiRAR MáS FOToS é uma homenagem à cultura porto-riquenha, combinando reggaeton com elementos tradicionais da cultura local. Bad Bunny já se posicionou contra a atual política de imigração dos EUA e chegou a não marcar shows no país para evitar possíveis deportações do público que comparecesse à apresentação.
Veja os indicados ao Álbum do Ano
- DeBÍ TiRAR MáS FOToS - Bad Bunny
- SWAG - Justin Bieber
- Man's Best Friend - Sabrina Carpenter
- Let God Sort Em Out - Clipse, Pusha T & Malice
- MAYHEM - Lady Gaga
- GNX - Kendrick Lamar
- MUTT - Leon Thomas
- CHROMAKOPIA - Tyler, The Creator