PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Família de Marvin Gaye vence processo por plágio de música

21 mar 2018 - 16h39
(atualizado às 17h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Um tribunal federal de apelações dos Estados Unidos manteve nesta quarta-feira (21) uma multa de 5,3 milhões de dólares contra Robin Thicke e Pharrell Williams por copiarem uma canção de Marvin Gaye para criar "Blurred Lines", sucesso de 2013.

Por um placar de 2 a 1, o tribunal de apelações do 9o Circuito determinou que "Got to Give It Up", canção de Gaye de 1977, merece uma "ampla" proteção de seus direitos autorais, e o veredicto de março de 2015 a favor dos três filhos de Gaye pode ser mantido por "não haver uma ausência absoluta de indício" de semelhança entre as duas obras.

Nona Gaye e Marvin Gaye III, filhos de Marvin Gaye, deixam tribunal em Los Angeles
 10/3/2015     REUTERS/Lucy Nicholson
Nona Gaye e Marvin Gaye III, filhos de Marvin Gaye, deixam tribunal em Los Angeles 10/3/2015 REUTERS/Lucy Nicholson
Foto: Reuters

Milan Smith, um dos juízes do 9o Circuito, também confirmou um prêmio de 50 por cento dos direitos autorais futuros de "Blurred Lines" aos Gaye. Ele restaurou o veredicto segundo o qual a gravadora Interscope Records, parte da Vivendi SA, e Clifford Harris, rapper conhecido como T.I. que acrescentou um refrão a "Blurred Lines", não devem ser responsabilizados.

Jurados haviam concedido 7,4 milhões de dólares à família Gaye, mas o juiz John Kronstadt reduziu o montante para 5,3 milhões, embora acrescentando direitos autorais. Kronstadt também havia dito que T.I. e a Interscope deveriam ser responsabilizados, mas a corte de apelações discordou.

    O caso "Blurred Lines" abalou a indústria musical, provocando um debate sobre a linha divisória entre o plágio e a homenagem a obras de artistas populares como Gaye, cujos sucessos incluem "I Heard It Through the Grapevine" e "What's Going On." Gaye foi morto a tiros pelo pai em 1984 aos 44 anos de idade.

A decisão desta quarta-feira causou repúdio à juíza Jacqueline Nguyen, segundo a qual ela permite que os Gaye "consigam o que ninguém conseguiu antes: obter os direitos autorais de um estilo musical" e amplia o potencial de futuros processos por direitos autorais.

Veja também

Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas Trailer (2) Legendado:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade