Empresa assina acordo de publicação da obra de Ric Ocasek, ex-The Cars
A obra de Ric Ocasek (1944-2019), saudoso líder da banda de new wave The Cars, que ganhou notoriedade mundial ao lançar o clássico Drive, que completa 40 anos em 2024, será administrada pela empresa Primary Wave em um acordo descrito como multimilionário.
Este acordo fará com que a Primary Wave compartilhe os direitos do catálogo editorial de Ric Ocasek, incluindo todas as faixas assinadas pelo artista no The Cars, bem como as que figuram em sua carreira solo. Essas informações foram dadas em um comunicado enviado à imprensa.
Além disso, a Primary Wave também administrará os direitos de nome e imagem de Ric Ocasek e todo seu espólio será acessado pela equipe de marketing da empresa, além de seu corpo editorial. Esses profissionais cuidarão de novas oportunidades de marketing, branding, digital e sincronização, bem como os novos projetos que serão produzidos para a TV e cinema.
"É uma honra absoluta fazer parceria com o espólio de Ric Ocasek. Suas palavras, música e visão geral deixaram uma marca indelével na paisagem musical histórica", celebrou Adam Lowenberg, diretor de marketing da Primary Wave. "Não consigo imaginar minha juventude sem as canções de Ric Ocasek. Estamos muito ansiosos para começar a criar novas oportunidades para apresentar o mundo de Ric a um público totalmente novo."
Drive foi o single de maior sucesso do The Cars e chegou a alcançar o terceiro lugar da Billboard 200, além de liderar a parada Adult Contemporary (antiga AOR). A composição ainda foi indicada ao Grammy Awards na categoria Melhor Performance Pop de Duo ou Grupo com Vocal.
Seis anos antes, o The Cars emplacou Just What I Needed, o primeiro single de seu álbum de estreia autointitulado, que entrou para a seleta lista da Rolling Stones das 500 melhores músicas de todos os tempos.
Ric Ocasek também trabalhou como produtor de várias bandas, incluindo No Doubt, Nada Surf, Bad Reliigion e Weezer.
Após morte de Ric Ocasek, procura pelas musicas do The Cars cresceram mais de 600%
Após a morte de Ric Ocasek em 15 de setembro de 2019, a procura pelas músicas do The Cars nas plataformas digitais cresceram em 643% nos EUA, de acordo com os relatórios da Nielsen Music e informações da Billboard.
Uma das bandas icônicas dos anos 1980, o The Cars teve um aumento de 11,2 milhões de vezes na procura pelos seus singles e albuns nos dias 15 e 16 de setembro. Para se ter uma ideia, nos dias 13 e 14 do mesmo mês, essa mesma procura era de "apenas" 1,5 milhão - um ganho de 643%.
Ainda de acordo com a publicação, as cinco músicas mais transmitidas digitalmente da banda entre 15 e 18 de setembro foram: Drive (1,9 milhão), Just What I Needed (1,7 milhão), Magic (1,1 milhão), Good Times Roll (1,1 milhão) e My Best Friend´s Girl (1 milhão).