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Empresa adquire catálogo de compositor de sucessos de Elvis Presley

5 set 2024 - 11h39
(atualizado às 12h09)
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Empresa adquire catálogo de compositor de sucessos de Elvis Presley
Empresa adquire catálogo de compositor de sucessos de Elvis Presley
Foto: The Music Journal

Os direitos de publicação do catálogo do falecido compositor e guitarrista Billy Strange, que compôs grandes sucessos para Elvis Presley, agora fazem parte da nova aquisição da Reservoir Media.

Embora os valores da transação não foram divulgados, a Reservoir informou que a aquisição inclui algumas das canções mais conhecidas de Billy Strange que se tornaram sucesso na voz de Elvis Presley como A Little Less Conversation, Memories e Clean Up Your Own Back Yard.

Billy Stranger, que morreu em fevereiro de 2012 aos 81 anos, iniciou sua carreira como guitarrista de estúdio na década de 1950 e se estabeleceu na profissão, além de compositor e arranjador. Seu trabalho foi rapidamente ligado ao de Elvis Presley.

Em 2002, A Little Less Conversation voltou às paradas de sucesso em todo mundo depois que ganhou um remix especial pelo produtor holandês Junkie XL, batizado de JXL Radio Edit Remix, que liderou os charts em nove países, além de se manter no topo do Reino Unido durante quatro semanas consecutivas.

Strange também lançou outros sucessos como compositor nas vozes de Chubby Checker, além de tocar com outras lendas da música mundial como The Beach Boys, Nancy Sinatra, Willie Nelson, Nat King Cole, Randy Newman, entre outros.

"A influência de Billy Strange está presente na estrutura da cultura pop americana", disse Rell Lafargue, presidente de operações da Reservoir. "'A Little Less Conversation' é uma das canções mais reconhecidas e tem influenciado a música popular desde que Elvis a cantou pela primeira vez em 1968. Estamos honrados por ter a música de Strange no nosso catálogo e amplificar a marca que ele deixou neste mundo."

Catálogo de Billy Strange faz parte da estratégia da Reservoir

A aquisição da Reservoir sobre a obra de Billy Strange é parte de uma estratégia da empresa em expandir seu portfólio de músicas históricas. A empresa também já adquiriu os direitos sobre os catálogos de Big D Evans, Rudy Perez, Mannie Fresh, Greg Kihn, The Spinners, Sonny Rollins e Louis Prima.

A receita da Reservoir aumentou em 8%, gerando US$ 34,3 milhões. Já a receita do catálogo editorial representou um ganho de US$ 24 milhões para a empresa.

Em um comunicado para investidores, a Reservoir informou que investiu quase US$ 1 bilhão em aquisições de catálogo desde 2007.

Elvis Presley: venda de Graceland está suspensa por liminar

Os planos para a venda da casa e cemitério de Elvis Presley (1935-1977) foram bloqueados após Riley Keough, neta do Rei do Rock, ter contestado o próximo leilão da propriedade.

Além disso, um juiz do Tennessee (EUA) emitiu uma liminar temporária, impedindo qualquer negócio do lendário local.

Nas últimas semanas, um porta-voz do tribunal confirmou que o chanceler do condado de Shelby, JoeDae Jenkins, impediu qualquer possibilidade da venda de Graceland acontecer, que estava agendada para a a última quinta-feira (23).

Segundo a Graceland e Elvis Presley Enterprises, "como o tribunal deixou claro, não havia validade nas reinvindicações", disseram em um comunicado oficial. "Não haverá execução hipotecária".

Enquanto isso, as visitações dos fãs de Elvis Presley à Graceland continuarão ocorrendo normalmente, reforçam os administradores do local: "Graceland continuará a operar como tem feito nos últimos 42 anos, garantindo que os fãs de Elvis de todo o mundo possam continuar a ter a melhor experiência da categoria ao visitar sua casa icônica."

Riley Keough, atual proprietária de Graceland, situada em Memphis (EUA), considerou a execução hipotecária de "fraudulenta". Ela foi nomeada como proprietária única e administradora do imóvel familiar após a morte de sua mãe, Lisa Marie Presley (1968-2023).

Antes de sua morte, Lisa Marie chegou a solicitar um empréstimo de US$ 3,8 milhões em 2018, usando Graceland como garantia.

The Music Journal The Music Journal Brazil
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