Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dizzy Gillespie, que faria 93 anos, ganha homenagem do Google

21 out 2010 - 16h07
(atualizado às 21h23)
Compartilhar

Se estivesse vivo, o lendário trompetista Dizzy Gillespie completaria 93 anos nesta quinta-feira (21). Para celebrar a data, o Google fez um logotipo especial para sua página de pesquisa, o chamado "Doodle", com a figura inconfundível de Gillespie. O trompetista foi um dos grandes responsáveis por revolucionar o jazz a partir da década de 40, com a criação do estilo conhecido como bebop, ao lado do saxofonista Charlie Parker.

Ouça Dizzy Gillespie grátis no Sonora

Nascido em 21 de outubro de 1917 na cidade de Cheraw, no Estado da Carolina do Sul (sul dos EUA), John Birkes Gillespie era o caçula de nove irmãos. O pai era músico, e ele começou a tocar piano aos quatro anos. Autodidata, Dizzy aprendeu a tocar trombone e trompete antes dos doze anos, e começou a tocar profissionalmente ainda na adolescência.

Em 1939 ele se juntou a popular orquestra de Cab Calloway, que deixou dois anos depois, após desentendimentos com Calloway, que não gostava das improvisações que o trompetista costumava fazer. Em 1943, Dizzy deixou as big bands de swing para trás, querendo tocar em grupos pequenos. Foi o nascimento do bebop. Ao lado de Charlie Parker, ele tocou em diversos clubes de Nova York, desenvolvendo o estilo baseado fortemente na improvisação.

Suas composições mais famosas da época, como Groovin' High, A Night in Tunisia e Salt Peanuts, soavam radicalmente diferentes do swing, estilo mais popular à época. No início, muitos torceram o nariz, mas o estilo acabou associado definitivamente ao jazz moderno, no pós-Segunda Guerra Mundial. Dizzy foi mentor de muitos dos principais nomes do gênero, como o trompetista Miles Davis e o baterista Max Roach, que se reuniam nos clubes de jazz da Rua 52, em Manhattan.

O característico trompete "torto" que, com as bochechas estufadas, virou marca registrada de Gillespie, surgiu em 1953, quando um companheiro de banda sentou em cima do trompete de Dizzy. Ele gostou do som do instrumento quebrado, e o usou pelo resto da vida. A partir da década de 50, começou a se interessar pelos ritmos afro-cubanos e, patrocinado pelo Departamento de Estado dos EUA, viajou o mundo com sua música, sendo apelidado de "embaixador do jazz".

Em 1964, Dizzy lançou, em uma brincadeira, sua candidatura à presidência dos Estados Unidos. Ele prometeu rebatizar a Casa Branca de "Blues House", e formar um governo com Duke Ellington como Secretário de Estado, Miles Davis como diretor da CIA, Ray Charles como diretor da Biblioteca do Congresso, Charles Mingus como "Ministro da Paz", Louis Armstrong como Ministro da Agricultura e Malcolm X como Procurador Geral.

Na década de 80 ele tocou com nomes como Stevie Wonder, participou de programas de TV como The Cosby Show, The Muppets Show e Vila Sésamo, e foi líder da orquestra da ONU, onde acompanhou a cantora brasileira Flora Purim. Dizzy Gillespie morreu em 6 de janeiro de 1993, em Los Angeles, aos 75 anos, devido a um câncer no pâncreas.

A imagem icônica de Dizzy com as bochechas estufadas e o trompete torto estampa a homepage do Google
A imagem icônica de Dizzy com as bochechas estufadas e o trompete torto estampa a homepage do Google
Foto: Google / Reprodução
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra