Conhece a SII? Dra. Edilene Chaves fala de síndrome enfrentada por Cher
Dor de estômago? Inchaço constante e prisão de ventre? Esses sintomas não estão todos na sua cabeça e provavelmente não são um simples caso de uma comida que não caiu bem. Todos esses são sintomas da síndrome do intestino irritável (SII), um distúrbio intestinal que causa dor na barriga, gases, diarreia e constipação.
Viver com SII não é fácil, mas segundo a especialista em nutrologia esportiva e neurociência Edilene Chaves, felizmente o distúrbio geralmente pode ser controlado com mudanças na nutrição e no estilo de vida.
Para dra. Edilene Chaves, fazer algumas mudanças simples podem aliviar os sintomas contínuos da SII. "Comprometer-se com atividades de alívio do estresse, como ioga ou meditação, pois o estresse piora os sintomas da síndrome do intestino irritável. Suplementos de fibras, que podem ajudá-lo a ir ao banheiro com mais regularidade, fazer mudanças no estilo de vida, como dormir mais e fazer exercícios consistentes. Probióticos de venda livre, que fornecem bactérias intestinais naturais que auxiliam na digestão. Além disso, muitos remédios caseiros podem ser úteis, mas evite soluções que possam prejudicar sua saúde. Consulte seu médico antes de tentar resolver por conta própria", alerta.
O jejum ajuda? Com base na literatura científica, as pessoas com SII devem seguir um padrão alimentar normal de café da manhã, almoço, jantar e lanches ocasionais. O jejum intermitente pode ajudar na digestão porque permite longos intervalos entre os períodos de alimentação. No entanto, pode forçá-lo a comer refeições maiores, o que pode desencadear os sintomas. "Em vez disso, tente comer refeições menores durante o dia, permitindo algum tempo entre elas para a digestão", diz a Dra. Edilene Chaves.
Alguns famosos já falaram abertamente sobre o diagnóstico da síndrome do intestino irritável. Uma das lendas vivas do pop, Cher sofreu com os sintomas da SII por anos, antes de encontrar uma dieta que funcionasse para ela para administrar o problema, além de praticar atividades para aliviar o estresse, como ioga.
Enquanto isso, a modelo e apresentadora Tyra Banks revelou que sente muitos gases e segue uma dieta sem alimentos que são mal absorvidos no intestino delgado e são propensos a absorver água e fermentar no cólon. Já Kirsten Dunst falou abertamente sobre sua SII e o efeito negativo que isso tem em sua auto-estima. De fato, em 2006, a atriz comentou sobre como ela acredita que sua SII pode ser uma conexão direta com sua depressão e ansiedade.