Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Björn Ulvaeus, do ABBA, revela estar compondo musical com ajuda de IA: 'É fantástico'

Aos 80 anos, músico sueco falou sobre a colaboração da tecnologia durante o evento SXSW, em Londres

4 jun 2025 - 18h30
Compartilhar
Exibir comentários

O músico sueco Björn Ulvaeus, do ABBA, revelou estar compondo um novo musical com ajuda de inteligência artificial. O astro de 80 anos falou sobre o processo durante o tradicional evento de inovação SXSW, que neste ano acontece em Londres.

De acordo com o The Guardian, Ulvaeus afirmou que a IA é "péssima" para escrever músicas inteiras e "muito ruim com letras", mas foi útil em momentos de impasse criativo.

Essas ferramentas de composição permitem, por exemplo, enviar uma letra de música inacabada e pedir para a IA apontar caminhos. "Você pode perguntar: como você estenderia? Para onde você iria a partir daqui? Geralmente sai um lixo, mas às vezes há algo ali que te dá outra ideia", disse o músico.

A IA é um tópico delicado na indústria fonográfica, que vem debatendo os limites e aspectos negativos desse uso. O integrante do ABBA, porém, vê a IA como uma colaboradora e não uma ameaça criativa.

"É fantástica. É uma ótima ferramenta. É como ter outro compositor na sala com um enorme referencial. É realmente uma extensão da sua mente. Você tem acesso a coisas que não tinha pensado antes", opinou Ulvaeus.

A abordagem experimental com novas tecnologias é marca do trabalho do músico desde os tempos de ABBA. Para ele, a IA é simplesmente a mais recente evolução em sua carreira. "Acordo curioso todas as manhãs. Tudo depende da nossa vontade de experimentar coisas novas", disse ele.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade