Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Autor de 'Piradinha', Gabriel Valim diz: "tem tudo a ver com a realidade"

12 jul 2013 - 21h56
(atualizado às 21h56)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O gaúcho Gabriel Valim é cantor da trilha sonora de Valdirene, de 'Amor à Vida'</p>
O gaúcho Gabriel Valim é cantor da trilha sonora de Valdirene, de 'Amor à Vida'
Foto: Divulgação

Você já deve ter ouvido algum de seus hits grudentos, que ficaram famosos na voz de cantores como Gusttavo Lima, Gian & Giovani e Guilherme & Santiago. Com mais de 500 composições gravadas por outras artistas, Gabriel Valim finalmente teve sua voz conhecida pelo Brasil, ao deslanchar com Piradinha, trilha sonora da personagem Valdirene, vivida por Tatá Werneck na novela Amor à Vida, da TV Globo.

Ouça músicas de Gabriel Valim no Kboing

Em entrevista ao Terra, Gabriel contou que Piradinha é uma espécie de continuação das canções Gatinha Assanhada e As Mina Pira, compostas por ele e gravadas por Gusttavo Lima. Para criar a letra, o músico não se inspirou em nenhuma “piradinha” no estilo Valdirene, mas nas mulheres que gostam de sair e se divertir sem preocupações. “Tem tudo a ver com a realidade”, avaliou ele, ao afirmar que gosta de compor a partir da observação das pessoas.

Com mais de 8 milhões de visualizações no Youtube, o videoclipe de Piradinha – gravado na praia de Porto Belo, em Santa Catarina - foi impulsionado pelo sucesso da personagem de Tatá Werneck. “Música em novela das 21h marca para a vida inteira”, comemorou Gabriel, que ficou ainda mais animado ao saber que Tatá assumiria o papel, pois já era fã da atriz desde os tempos de MTV. “Fiquei muito feliz, porque ela é muito talentosa. Foi um presente de Deus”, continuou.

Em junho deste ano, Gabriel enfim conheceu a atriz, após trocarem várias mensagens por redes sociais. O encontro aconteceu no programa Domingão do Faustão, da TV Globo. “A música caiu como uma luva na personagem! Tem coisas que nem a própria razão explica. Não esperava que fosse dar tão certo”, comentou o músico, que havia gravado a canção em 2012, antes de receber o convite da Globo. “Ela (Tatá) falou que, sempre antes de entrar em cena, gosta de ouvir a música. Ela é super simples, uma pessoa muito do bem”, elogiou.

O sucesso de Piradinha trouxe a Gabriel a oportunidade de gravar seu primeiro álbum por um grande selo de distribuição nacional. O cantor, que lançou quatro discos independentes, acabava de chegar ao estúdio para iniciar a produção do novo trabalho, quando conversou com o Terra por telefone. “Em dois ou três meses o CD já deve estar na loja”, adiantou ele, sem esconder a animação.

Morte como inspiração e homenagem

Natural de Torres, no litoral do Rio Grande do Sul, Gabriel cresceu em São João do Sul e mora há 12 anos com a família em Sombrio, em Santa Catarina. Aos 4 anos, o cantor gostava de brincar com o violão do tio, até que, aos 7 anos, ganhou o instrumento do pai, que era caminhoneiro e comprou o presente durante uma viagem. “Lembro que quando ele chegou em casa, ele disse: ‘filho, você vai ser um artista’”, relembrou o gaúcho.

Altevir João, pai de Gabriel e amante da música, morreu durante um assalto, quando o cantor tinha apenas 9 anos. “Depois disso, ficou mais forte no coração a vontade de ser músico, de seguir o que o meu pai tinha me falado. Foi um jeito de realizar o sonho do meu pai e, hoje, quando estou no palco, sinto que estou mais perto dele”, contou ele, pedindo desculpas delicadamente por se emocionar com a lembrança. “Esse assunto mexe muito comigo até hoje”, justificou.

Depois de muitos intervalos na escola cantando e tocando com os amigos, Gabriel subiu ao palco pela primeira vez aos 13 anos, a pedido de um amigo. A função do músico era apenas tocar violão durante a apresentação do colega, em um concurso de música sertaneja.

“No meio da música, ele esqueceu a letra. Eu dei um passinho, porque tinha um microfone na minha frente, e comecei a cantar, já que tinha ensaiado bastante com o meu amigo”, divertiu-se Gabriel, contando que, até assumir o vocal, quase ninguém do público acompanhava a performance. Aplaudido, o gaúcho começou a receber convites que deram início a sua carreira profissional na música.

Foto: Divulgação

O primeiro álbum de Gabriel foi lançado em 2005 e intitulado 100% Rodeio. Entre mais discos – todos independentes – e apresentações em festivais e festas no Sul do País, o cantor recebeu a proposta que mudou os rumos de sua carreira. “Eu tive o primeiro grande encontro com Guilherme e Santiago. Nós nos apresentamos em um festival e eu dei um CD para eles”, relembrou.

Dias depois, Gabriel recebeu uma ligação da dupla sertaneja, que tinha interesse em gravar a canção Seu Amor é Tudo Que Eu Quero. Pouco tempo depois, a composição se tornaria a principal faixa de trabalho do álbum ABCDE, lançado por Guilherme & Santiago em 2006, e o músico passou a ser procurado por vários cantores.

Em 2011, Gabriel participou de um concurso de novos talentos da música sertaneja em São Paulo. Entre milhares de concorrentes, o gaúcho conquistou o primeiro lugar, em um momento que ele descreve como decisivo para impulsionar sua carreira não apenas como compositor. “Voltei a começar a acreditar em mim como cantor”, relembrou.

Antes do sucesso de Piradinha, Gabriel relatou que já fazia cerca de 10 a 12 shows por mês. A estrutura de apresentação e produção era, no entanto, bem diferente, além de os shows ficarem concentrados apenas em sua região natal. “Meu foco sempre foi conquistar o Brasil. Agora mudou tudo”, animou-se.

Empolgado com a carreira, Gabriel não hesita em dizer que gosta da rotina corrida, por mais que tenha saudade da família. Ele, que é casado há um ano com a estilista Érica Rodrigues, espera o primeiro filho. O nome do menino já está escolhido: João Gabriel, como homenagem a seu pai. Pouco antes da entrevista, aliás, Gabriel acompanhava Érica em um ultrassom. “Está tudo bem com ele!”, contou o gaúcho, que não se cansa de comemorar a boa fase da carreira.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade