As melhores músicas de 2010 para você tocar no violão hoje
Hoje é dia de TBT! Portanto, te ensinaremos a tocar as principais músicas de 2010! Às vezes, bate aquela saudade de outros tempos, então buscamos relembrar os bons sentimentos vividos no passado. Nesse sentido, o artigo de hoje é nostalgia pura, olha só: aqui, vamos resgatar as melhores músicas de 2010! Porém, não iremos só […] The post As melhores músicas de 2010 para você tocar no violão hoje appeared first on Cifra Club.
Hoje é dia de TBT! Portanto, te ensinaremos a tocar as principais músicas de 2010!
Às vezes, bate aquela saudade de outros tempos, então buscamos relembrar os bons sentimentos vividos no passado. Nesse sentido, o artigo de hoje é nostalgia pura, olha só: aqui, vamos resgatar as melhores músicas de 2010!
Porém, não iremos só listar as canções mais populares daquele ano, mas daremos dicas práticas e objetivas para você tocá-las no violão! Assim, seu repertório será atualizado com vários sucessos de anos atrás.
Bora tocar!
Dicas para tocar 10 músicas de 2010
Antes de mais nada, é importante deixar claro que algumas das faixas selecionadas foram lançadas oficialmente em 2009, mas bombaram mesmo no ano seguinte! Além disso, procuramos selecionar músicas de diferentes sonoridades, tanto de artistas brasileiros quanto do exterior.
Alguns dos hits que você vai conferir aqui são:
- Baby - Justin Bieber
- Fugidinha - Michel Teló
- Just The Way You Are - Bruno Mars
- Pés Cansados - Sandy
Enfim, chega de delongas, vamos às dicas!
Madri — Fernando e Sorocaba
Começamos a nossa lista com um sucesso sertanejo: o hit Madri, da dupla Fernando e Sorocaba. A princípio, essa música pode ser desafiadora para os músicos iniciantes, como já indica o dedilhado da introdução. Note que ele deve ser tocado de forma híbrida, com os dedos e palheta.
Falando da harmonia, a faixa está no tom de Em e possui acordes simples, com cordas soltas. No meio da música, há um solo de violão muito bonito que vale o seu esforço para aprender. Ah, dê preferência para um instrumento com cordas de aço nessa canção, ok? Porém, se você só tiver um de nylon, não tem problema!
Caso ainda esteja um pouco complicado para você, confira como tocar a versão simplificada de Madri.
Waka Waka — Shakira
Quem não se lembra da música temática da Copa do Mundo de 2010, não é mesmo? Waka Waka, da Shakira, originalmente tem uma batida eletrônica e elementos digitais, porém pode ser facilmente adaptada ao violão.
Nesse sentido, a faixa apresenta uma única sequência de acordes: D, A, Bm e G. Comece tocando os acordes apenas uma vez para baixo. Em seguida, quando a canção embalar, faça um ritmo agitado e constante, conforme mostramos na videoaula abaixo:
Vivendo e Aprendendo — Capital Inicial
Para os amantes do rock nacional, aqui está um sucesso da banda Capital Inicial. Essa balada é totalmente baseada em violão de aço - prova disso é a parte inicial, que conta com um dedilhado bem bonito no tom de C.
Os acordes são básicos, porém algumas pestanas exigem mais força dos dedos, ok? O ritmo não apresenta grande dificuldade, basta tomar cuidado para não perder o tempo. Por fim, se você também toca guitarra, pode ser interessante aprender os licks e solos que preenchem o arranjo de Vivendo e Aprendendo!
Just The Way You Are — Bruno Mars
Sucesso mundial de Bruno Mars, a versão de estúdio de Just The Way You Are tem o piano como carro-chefe, porém a música fica linda no violão. Como está no tom de F, recomendamos que você use um capotraste na 5ª casa, para evitar muitas pestanas. Assim, você tocará os acordes no desenho de C, combinado?
De início, toque as cordas individualmente. Quando entrar o vocal, faça batidas apenas para baixo. Já no refrão, é hora de soltar o punho e executar um ritmo mais enérgico! Veja mais detalhes no vídeo a seguir:
Mais uma vez, se você ainda sente dificuldade em tocar essa música, assista à nossa aula simplificada:
Pra Você — Paula Fernandes
Primeiramente, que fique registrado que essa música da Paula Fernandes é muito interessante porque conta com dois violões fazendo papéis distintos. Um tem cordas de aço e segura a base, enquanto o segundo possui encordoamento de nylon e fica a cargo dos solos.
Assim, para a parte rítmica de Pra Você, sugerimos seguir o exemplo da própria cantora e colocar um capotraste na 3ª casa, fazendo os acordes no shape de D. Nenhuma dificuldade aqui! Já para o solo, você precisa dominar algumas técnicas de violão, principalmente os slides.
Você pode conferir também a videoaula da versão facilitada da canção!
Baby — Justin Bieber
Aqui, novamente o capotraste vai facilitar a sua vida! A música Baby, do Justin Bieber, está no tom de Eb, então coloque o acessório na 1ª casa, combinado? Dessa forma, você vai executar os acordes no formato de D, simplificando um bocado a execução.
Ao todo, a canção possui apenas cinco acordes, que não apresentam complexidade. O pulo do gato está na parte rítmica, que deve ser bem suingada e levemente abafada.
Fugidinha — Michel Teló
A harmonia desse hit de Michel Teló, embora não seja supercomplexa, conta com 11 acordes no tom de D, alguns deles com adição de sétima. Além disso, há pestanas e baixos invertidos. Por isso, é preciso memorizar bem as digitações e a sequência de notas.
Ao mesmo tempo, outro desafio de Fugidinha é a batida, que deve ser muito bem marcada, seguindo a dinâmica original. O refrão é mais acelerado, portanto exigirá resistência! Ah, essa canção fica boa tanto com cordas de nylon quanto de aço, viu?
Para facilitar a sua fica, também te ensinamos como tocar essa faixa em uma versão simplificada. Saca só:
The Only Exception — Paramore
A afinação dessa música do Paramore tem um pequeno truque, veja que legal: a corda mizinha deve ser afinada em D#. Em outras palavras, meio-tom abaixo. Nesse sentido, os acordes soarão muito bonitos, sem necessidade de pestana.
Palheta e violão com cordas de aço são os equipamentos mais indicados para você se aproximar da sonoridade da gravação original de The Only Exception. A levada é simples - apenas tome cuidado para não acelerar o andamento. De resto, nada com o que se preocupar!
Pés Cansados — Sandy
Aqui está mais uma música nacional que tem o violão como instrumento predominante. Pés Cansados, da Sandy, está no tom de Bb e deve ser tocada com capotraste na 3ª casa. Aí é só montar os acordes na forma de G. Fácil, né?
A progressão harmônica conta com acordes muito bonitos, mas que talvez você não ainda conheça. Não desanime, porque eles vão enriquecer o seu vocabulário "violonístico", pode apostar! Falando da batida rítmica, o raciocínio deve ser o mesmo das faixas anteriores: ter firmeza e manter o tempo constante.
Who Says — John Mayer
Para fechar, aqui está uma música para você aperfeiçoar de vez o seu dedilhado. Primeiramente, saiba que Who Says está no campo harmônico de D e possui mais de 10 acordes no total. Por isso, assimile bem a progressão de cada parte antes de tentar tocar a canção inteira.
Além de usar os dedos em toda a música, você deve ter atenção às pequenas frases que John Mayer faz entre os acordes. Sim, esses detalhes fazem toda a diferença no arranjo! Em seguida, confira a nossa videoaula completa:
Já que essa música, de fato, exige um pouco mais que a maioria da nossa lista, disponibilizamos para você a versão simplificada também. Confira:
Aqui, chegamos ao fim do artigo de hoje. Esperamos que você tenha curtido a lista das melhores músicas de 2010! Agora, é só praticar bastante para sair tocando esses sucessos por aí! Todos vão adorar o seu repertório nostálgico, temos certeza.
Ao mesmo tempo, aproveite e envie o link deste artigo para seus amigos que tocam violão. Dessa forma, eles também poderão aprender as músicas mais ouvidas de 2010 para celebrar esse ano tão incrível!
The post As melhores músicas de 2010 para você tocar no violão hoje appeared first on Cifra Club.