PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Ana Castela e Pedro Sampaio são acusados de plágio em "Carinha de Bebê"

Os artistas teriam plagiado uma faixa de MC Fio, cantor de brega funk, que entrou com processo judicial

10 abr 2024 - 16h39
(atualizado às 18h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação/Rodolfo Magalhães / Pipoca Moderna

Ana Castela e Pedro Sampaio foram processados por violação de direitos autorais na canção "Carinha de Bebê". A boiadeira já havia sido acusada de plágio recentemente pelos hits "Solteiro Forçado" e "Ram Tchum".

Segundo a colunista Fábia Oliveira, os cantores e mais 12 réus foram processados por Claudemir do Nascimento Alves, que usa o nome artístico MC Fio. Figura do cenário do brega funk, ele alega que "Carinha de Bebê" seria plágio de sua faixa "Upa Upa Cavalinho".

A canção de Claudemir já havia sido registrada nos órgãos competentes, e fazia parte de um DVD e um CD. Depois de escutar o novo hit, o autor logo identificou semelhanças "entre as melodias e as partituras das canções", algo que ficaria evidente devido ao uso da expressão-título "Upa Upa Cavalinho" na canção de Ana Castela e Pedro Sampaio.

Além disso, a autoria da frase não foi atribuída a Claudemir e creditada para terceiros, o que ele alega ser uma "finalidade de exploração econômica". O autor pediu que seja incluído como coautor de "Carinha de Bebê" para exercer regularmente os seus supostos direitos sobre a faixa. Ele também pediu uma tutela de urgência para que as plataformas digitais retenham a receita obtida com a canção dos artistas.

Mas Claudemir não parou por aí, já que ele ainda solicitou que Ana Castela e Pedro Sampaio sejam proibidos de apresentar o hit em seus shows, sob penalidade de multa de R$ 50 mil. O autor também pediu uma retratação pelo suposto plágio, além de indenização de R$ 100 mil por danos morais e materiais, que serão relacionados às quantias que forem apuradas no processo.

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Publicidade