A música que salvou o U2 após período de declínio
Canção marcou um retorno à sonoridade clássica do grupo irlandês e se tornou um dos maiores hits da sua carreira
Os anos 1990 não foram tão gentis com o U2. O grupo irlandês começou a década com tudo, lançando o álbum Achtung Baby (1991) e saindo numa das turnês mais celebradas da história. Porém, o trabalho subsequente, Pop (1997), não correspondeu às expectativas.
Bono e companhia sentiram a necessidade de dar a volta por cima. Isso significou voltar às suas origens.
Durante as sessões de gravação do que veio a ser o álbum All That You Can't Leave Behind (2000), o U2 estava trabalhando numa canção chamada "Always", uma versão embrionária de "Beautiful Day". Entretanto, a sonoridade da guitarra incomodou Bono.
"O problema é que soa como The Edge do U2", Bono explicou em seu livro de memórias Surrender: 40 Songs, One Story. A resposta do seu companheiro: "Mas eu sou The Edge do U2".
O guitarrista estava na época contemplando as falhas do ciclo anterior. Ele contou à Rolling Stone EUA, em 2020, sobre como Pop não tinha uma canção capaz de fazer as pessoas escutarem o álbum. O U2 havia deixado a prática de composição de lado em favor da experimentação.
Edge falou à Rolling Stone:
"Nós estávamos focados no fim do milênio. Esse, para nós, era um momento muito importante na história que a gente achou ser necessário marcar. De certa maneira, era um momento natural para reiniciar e analisar tudo que estávamos tentando fazer como uma banda."
Durante uma jam em cima de "Always", Bono esbarrou nos versos "It's a beautiful day/Don't let it get away" (É um belo dia/não deixe ele escapar), o que viria a ser o refrão de "Beautiful Day". A partir desse momento, a canção agora clássica começou a tomar sua forma final.
https://www.youtube.com/watch?v=co6WMzDOh1o
U2 de volta ao trabalho
"Beautiful Day" saiu no dia 9 de outubro de 2000. Serviu como o primeiro single de All That You Can't Leave Behind. A canção chegou ao topo das paradas britânicas e veio a ser um dos maiores hits da carreira do U2.
Durante um show em fevereiro de 2001 na cidade de Londres, Bono anunciou que a banda estava se candidatando novamente ao cargo. Após uma pausa na qual a plateia ficou confusa sobre a declaração, ele revelou qual cargo: "a melhor banda do mundo".
All That You Can't Leave Behind vendeu mais de 12 milhões de cópias. A turnê do álbum foi uma das mais lucrativas da história da música. Pode-se dizer que a candidatura foi bem sucedida.