Marco Aurélio, filósofo estoico: 'A felicidade da sua vida depende da qualidade dos seus pensamentos'
Vamos treinar mentalmente um pouco para que o nosso bem-estar não nos escape entre ruminações mentais e ciclos infinitos. Saiba como a filosofia estoica pode te ajudar!
É complicado ver as situações que vivemos de uma forma diferente daquela que as emoções nos ditam. E não é que tenhamos que prescindir delas, mas podemos redirecioná-las para conseguirmos ser um pouco mais felizes, já que a felicidade é uma das principais motivações humanas.
A frase de Marco Aurélio, "a felicidade da sua vida depende da qualidade dos seus pensamentos", afirma que não são os fatos externos que determinam o nosso bem-estar, mas como os interpretamos e avaliamos internamente. Ou seja, o que pensamos e estruturamos dentro da nossa cabecinha molda nossa felicidade sem que percebamos.
O que diz a frase de Marco Aurélio?
A frase funciona como um resumo de toda uma ideia central da filosofia estoica, a dicotomia do controle desenvolvida por Epicteto. Nela, o que se faz é separar a vida em duas áreas: uma que depende de nós — nossos desejos, nossas opiniões, nossos pensamentos, nossas ações — e outra que não depende.
Ao concentrarmos nossa energia na primeira e aceitarmos a segunda, reduzimos a ansiedade, que afeta diversas pessoas, como a influenciadora Virginia Fonseca, e, com isso, nossa felicidade aumenta. Todo mundo quer ter uma saúde mental boa e ser feliz, né?
Embora a frase tenha se tornado uma das citações mais compartilhadas atribuídas a Marco Aurélio, na verdade ela não aparece textualmente em seu livro mais famoso, "Meditações", embora apareça em traduções inglesas posteriores, como a de Jeremy Collier no século XVIII.
Seja uma paráfrase ou uma citação textual...
Matérias relacionadas