Lula rebate Donald Trump após declaração sobre Bolsonaro: 'Somos um país soberano'
Luiz Inácio Lula da Silva reagiu à fala de Donald Trump envolvendo Bolsonaro e sistema judiciário brasileiro
Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou nesta segunda-feira (7) após a fala do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em defesa do ex-mandatário Jair Messias Bolsonaro (PL). O chefe de estado fez questão de enfatizar sobre como o Brasil é um país soberano e pediu para que o político cuide apenas de questões envolvendo o território onde comanda.
"A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito", escreveu Lula, sem mencionar o estadunidense.
Em sua declaração, Trump havia alfinetado o sistema judiciário brasileiro: "O Brasil está fazendo uma coisa terrível em seu tratamento com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Eu tenho assistido, assim como o mundo, como eles não fizeram nada além de ir atrás dele, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano!".
"Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo. Eu conheci Jair Bolsonaro, e ele foi um líder forte, que realmente amava seu país - também, um negociador muito duro em comércio", acrescentou o político.