Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Luis Fernando Verissimo amava música e tocava saxofone em uma banda de jazz

Escritor fazia parte do grupo 'Jazz 6', quinteto com cinco álbuns de estúdio

30 ago 2025 - 10h45
(atualizado às 11h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O escritor Luis Fernando Verissimo, falecido em 30 de agosto de 2025, destacou-se como cronista e saxofonista, integrando a banda de jazz Jazz 6, que lançou cinco álbuns de estúdio desde sua criação em 1995.
O escritor Luis Fernando Verissimo foi saxofonista e tocou no grupo Jazz 6
O escritor Luis Fernando Verissimo foi saxofonista e tocou no grupo Jazz 6
Foto: Vidal Cavalcante/Estadão / Estadão

O escritor Luis Fernando Verissimo, que morreu neste sábado, 30, foi um dos maiores cronistas da história do Brasil. A paixão do autor pela arte, no entanto, não se limitava à literatura.

Verissimo era também um grande entusiasta da música, tendo o saxofone como seu instrumento favorito. O cronista fazia parte da banda Jazz 6, autointitulada o "menor sexteto do mundo" — por ter somente cinco integrantes.

Além de Verissimo, o grupo contava com os músicos Jorge Gerhardt (contrabaixo), Luiz Fernando Rocha (trompete e flugelhorn), Adão Pinheiro (piano) e Gilberto Lima (bateria).

A banda, criada em 1995, fazia shows ao redor do Brasil e tem cinco álbuns de estúdio em sua discografia — Agora é a Hora (1997), Speak Low (2000), A Bossa do Jazz (2003), Four (2006) e Nas Nuvens (2011).

O quinteto conta com algumas composições originais, mas a maioria das canções são covers e versões de músicas de jazz nacionais e internacionais. "Todos os músicos são profissionais, o único amador sou eu", afirmou Verissimo em entrevista à revista Rolling Stone em 2012.

"A música veio antes da escrita. Aprendi a tocar com 16 para 17 anos. Na época não tinha nenhuma intenção de ser escritor, fui começar a escrever com mais de 30 anos. A música foi uma constante sempre, sempre preferi a música, tocava com mais gosto do que escrevia", confessou.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade