Globoplay anuncia documentário 'Tiro no Escuro' sobre a compra de armas no Brasil
O documentário Um Tiro no Escuro, produzido pela Conspiração e Glitter, estreou nesta terça-feira (25), no Globoplay, e traz um assunto latente no país: a compra de armas de fogo por pessoas comuns.
O roteiro é de Laysa Capoville e Paulo Ferreira, que também assina a direção e é o personagem principal que realiza todo o experimento por trás do filme: mostrar tudo o que precisa ser feito para que um cidadão comum, sem nenhum conhecimento ou treinamento, adquira armas de diferentes calibres no país, incluindo até um fuzil de guerra.
O documentário traz para o debate um tema atual e em grande evidência com o anúncio de um novo decreto de armas.
Desde o início das filmagens, em outubro de 2018, muitas fontes foram ouvidas para trazer a discussão sobre o tema, como especialistas em segurança pública, militantes a favor da posse e do porte, responsáveis por clubes de tiro, caçadores, advogados e outros. Esses testemunhos compõem a narrativa e mostram a necessidade da discussão de um tema tão importante nos tempos atuais.
"Foram 4 anos com uma arma e uma câmera na mão. Tem a parte assustadora de conhecer esse mundo que idolatra o fuzil, mas é uma realidade que precisa ser mostrada, porque essa corrida armamentista afeta a vida de toda a sociedade. Entrei de cabeça e quis trazer o espectador comigo pra entender para onde a gente está indo nesse momento polarizado e violento do país", afirma Paulo Ferreira sobre a experiência mostrada no longa.
Antes de chegar ao streaming, Um Tiro no Escuro foi selecionado e exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e no Festival do Rio. A produção executiva é de Mini Kerti, Renata Brandão e Luísa Barbosa.