Último adeus! Familiares e amigos se despedem de Luis Fernando Verissimo em velório
O autor faleceu aos 88 anos na madrugada deste sábado (30); velório ocorreu durante a manhã e se estendeu até 16h45
Na madrugada deste sábado (30), Luis Fernando Verissimo faleceu após não resistir às complicações causadas por um quadro de pneumonia. O escritor renomado deixou sua esposa, Lúcia Veríssimo, e seus três filhos, Fernanda, Mariana e Pedro, além de dois netos. Mais tarde, foi anunciado que o seu velório ocorreria no salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, no centro de Porto Alegre. A cerimônia teve início ao meio dia, e se estendeu até 16h45.
Admiradores, amigos e familiares começaram a chegar no local por volta das 11h30, a fim de prestar suas últimas homenagens. Entretanto, o sepultamento do corpo, ocorrido no Cemitério São Miguel e Almas, manteve-se restrito à família. O autor estava internado no Hospital Moinhos de Vento desde 11 de maio.
Eduardo Leite, o governador do Rio Grande do Sul, decretou três dias de luto oficial no estado. "O Rio Grande do Sul e o Brasil perdem um dos grandes nomes da literatura nacional, cuja obra marcou gerações de leitores com sacadas inteligentes e um humor peculiar para falar dos nossos desafios como brasileiros. Autor de crônicas inesquecíveis e criador de personagens que se tornaram parte do imaginário brasileiro, Verissimo deixa um legado que permanecerá vivo em suas palavras, sempre atuais e cheias de sensibilidade e humor", declarou.