'Rainha da Sucata' retorna à Globo; veja atores da novela que já morreram
De Flávio Migliaccio a Aracy Balabanian, lista do Terra inclui elenco fixo e participações especiais
A novela "Rainha da Sucata", originalmente exibida em 1990, retorna ao "Vale a Pena Ver de Novo" na Globo nesta segunda-feira, 3 de novembro, substituindo "A Viagem", com relembranças de atores marcantes que já faleceram.
A novela Rainha da Sucata, escrita por Silvio de Abreu e dirigida por Jorge Fernando, voltou à programação da Globo, substituindo A Viagem no Vale a Pena Ver de Novo, que vai ao ar logo após a Sessão da Tarde.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Exibida originalmente em 1990, a trama aborda o cotidiano dos novos-ricos e a decadência da elite paulistana. Entre os destaques da produção estão nomes conhecidos do grande público, como Regina Duarte (Maria do Carmo), Glória Menezes (Laurinha Figueroa) e Aracy Balabanian (Dona Armênia).
A última reprise em televisão aberta ocorreu em 1994. Desde então, muitos integrantes do elenco já não estão entre nós. O Terra relembra os atores da novela que já morreram:
-
Aracy Balabanian – Dona Armênia
Em Rainha da Sucata, ela interpretou Dona Armênia, uma mulher fofoqueira e temperamental, mãe de três filhos. A personagem se tornou um fenômeno e fez tanto sucesso que retornou em Deus nos Acuda (1992). A atriz morreu no Rio de Janeiro, em 2022, aos 83 anos, em decorrência de um câncer de pulmão.
- Raul Cortez – Jonas Queiroz Scott
O ator viveu o misterioso Jonas Queiroz Scott, copeiro da família Albuquerque Figueroa. Na trama, ficou marcado por sua elegância e pelos segredos que escondia. Raul Cortez morreu em 2006, aos 73 anos, vítima de câncer no pâncreas.
- Paulo Gracindo – Betinho
Ele deu vida a Betinho Figueroa, pai de Edu (Tony Ramos) e marido da vilã Laurinha (Glória Menezes). Juntos, representavam a elite decadente. O ator morreu em 1995, aos 84 anos, em decorrência de um câncer de próstata.
- Nicette Bruno – Neiva Pereira
A atriz interpretou Neiva, mãe de Maria do Carmo (Regina Duarte). Na trama, era uma mulher simples que tentava se reerguer após a morte do marido. Nicette morreu em 2020, aos 87 anos, em decorrência de complicações da Covid-19.
- Lolita Rodrigues – Lena
Ela interpretou Lena, a cozinheira fiel de Laurinha (Glória Menezes). Embora não fosse rica, defendia a patroa com “unhas e dentes”, mas vivia em conflito com a filha, Alaíde (Patrícia Pillar). A atriz morreu em 2023, aos 94 anos, vítima de pneumonia.
- Flávio Migliaccio – Oswaldo Moreiras
O ator deu vida a Oswaldo Moreiras, pai de Nicinha (Marisa Orth), um homem pobre e viúvo que vivia situações cômicas. Flávio Migliaccio morreu em 2020, aos 85 anos.
- Gianfrancesco Guarnieri – Irineu Saldanha
Guarnieri interpretou Irineu Saldanha, personagem que se apaixona por Neiva (Nicette Bruno). O ator e dramaturgo morreu em 2006, aos 71 anos, por insuficiência renal crônica.
- Cleyde Yáconis – Isabelle de Bresson
A atriz viveu Isabelle, uma ricaça à beira da falência que insistia em se comportar como se ainda fosse próspera. Cleyde Yáconis morreu em 2013, aos 89 anos, após uma internação por isquemia.
- Maria Helena Dias – Samira Zaida
A atriz integrou o núcleo cômico da novela, ao lado de Samira Zaida. Maria Helena morreu em 2023, aos 91 anos; a causa da morte não foi divulgada.
Participações especiais
- Ivan Cândido – Franklin
Em Rainha da Sucata, interpretou Franklin, personagem envolvido nos negócios de Renato (Daniel Filho). O ator morreu em 2016; não há informações sobre a causa da morte.
- Cláudio Corrêa e Castro – Rogério
Participou brevemente como o perito Rogério. O ator morreu em 2005, aos 76 anos.
- Carlos Kroeber – Giacomo Di Lampedusa
Fez uma participação especial como o Conde Giacomo Di Lampedusa. O ator morreu em 1999, aos 64 anos.
- Serafim Gonzales – Gianlucca
Interpretou o personagem Gianlucca. O ator morreu em 2007, aos 73 anos.
- Ruth de Souza – Elizabeth Andrade
Fez uma participação especial como a juíza Elizabeth Andrade. Ruth de Souza morreu em 2019, aos 98 anos.