PUBLICIDADE

Presidente da CNN Brasil critica taxação de investidores: “Ser rico não é pecado”

João Camargo enfrenta o desafio de sanar o desequilíbrio financeiro do canal de notícias empacado no Ibope

4 set 2023 - 11h33
Compartilhar
Exibir comentários

No domingo (3), a ‘Folha de S. Paulo’ trouxe um artigo assinado por João Camargo. Ele lidera a Esfera Brasil, organização que reúne alguns dos maiores empresários e empreendedores do setor produtivo brasileiro. Além disso, preside a CNN Brasil. 

Com o título ‘Ser rico não é pecado’, o texto contesta o projeto do governo Lula de aumentar a taxação dos super-ricos por meio dos ‘fundos exclusivos’ e das aplicações em offshores. 

Usando exemplos de países europeus e da Argentina, Camargo afirma que cobrar mais dos milionários e bilionários não beneficia a União tampouco contribui para diminuir a desigualdade econômica. 

“A razão para esse fracasso é simples: num mundo globalizado, o rico tem uma mobilidade financeira enorme, conseguindo alocar seu dinheiro em lugares mais atrativos de forma quase instantânea”, explica.  

“A taxação dos ‘super-ricos’, defendida como ferramenta de justiça social, acaba resultando, paradoxalmente, em queda de arrecadação e em piora dos indicadores sociais, haja vista que é o investimento do empresariado que gera riqueza, inovação e emprego.” 

Em outro trecho, o empresário e chairman de TV refuta o preconceito contra quem chegou ao topo da pirâmide. “O brasileiro que construiu seu patrimônio deve ser admirado como o protagonista de uma jornada de sucesso”, defende. 

“É ele quem investe, empreende, assume riscos, inova, cria riquezas, gera emprego e paga enormes somas de tributos. Ele é peça fundamental da máquina que produz crescimento econômico.” 

Na CNN Brasil, João Camargo enfrenta o desafio de equilibrar as contas. A emissora de notícias lançada em 2020 registra prejuízo e não decola na audiência, ficando muito atrás da GloboNews e Jovem Pan News. 

O pacote de reestruturação implementado por ele resultou em dezenas de demissões. Existe a possibilidade de mudança de sede (hoje o canal ocupa um prédio luxuoso na Av. Paulista) e até mudar de nome para deixar de pagar o direito de uso à CNN norte-americana. 

O dono da CNN Brasil é Rubens Menin, empresário com diferentes negócios, incluindo uma grande construtora e um banco digital. Tornou-se o maior apoiador financeiro do Atlético Mineiro. Segundo a revista ‘Forbes’, ele possui patrimônio de 1,5 bilhão de dólares, cerca de R$ 7,4 bilhões.

João Camargo está no comando da CNN Brasil desde outubro de 2022
João Camargo está no comando da CNN Brasil desde outubro de 2022
Foto: Fotomontagem: Blog Sala de TV
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade