Pouca gente sabe: o 'Russo' de Renato Russo nasceu de uma doença que o deixou meses sem andar há 50 anos
Muito antes da Legião Urbana, Renato Russo criou, em seu isolamento, um mundo imaginário que o prepararia para o palco. Saiba mais!
Antes de se tornar o símbolo maior do rock brasileiro e voz de uma geração, Renato Russo - nascido Renato Manfredini Júnior - viveu uma das fases mais difíceis de sua vida aos 15 anos. Em 1975, o jovem estudante que morava com os pais em Brasília foi diagnosticado com epifisiólise, uma doença óssea rara que afeta a articulação do fêmur. A condição o obrigou a passar por uma cirurgia e a permanecer longos meses sem poder andar.
De acordo com Arthur Dapieve, autor da biografia "Renato Russo - O Trovador Solitário", o futuro vocalista da Legião Urbana passou "seis meses de cama, seis meses andando de cadeira de rodas e seis meses se movimentando de muletas". Foi um período de isolamento e sofrimento, mas também de profunda transformação pessoal.
O nascimento de um alter ego
Longe da escola e das ruas, Renato mergulhou na leitura e na música. Dapieve relata que ele "leu como um louco e decidiu se interessar ainda mais seriamente por música". No quarto, com as paredes cobertas por fotos, criou uma banda fictícia chamada 42nd Street Band, inspirada no cenário musical que admirava.
Nessa banda imaginária, Renato inventou um cantor e alter ego chamado Eric Russell. O nome não era aleatório! Russell remetia a Bertrand Russell, filósofo britânico que o influenciava, e soava próximo a Jean-Jacques Rousseau e Henri Rousseau, pensadores e artistas franceses que ele também admirava.
Dessa fusão entre intelectuais e referências culturais nasceu o "Russo", sobrenome que o artista adotaria poucos ...
Matérias relacionadas