PUBLICIDADE

Nils Lofgren tira músicas do Spotify em apoio a Neil Young

30 jan 2022 - 15h41
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Facebook/Nils Lofgren / Pipoca Moderna

Nils Lofgren, guitarrista da E Street Band de Bruce Springsteen, juntou-se a Neil Young contra o Spotify, acusando a plataforma de streaming de espalhar desinformação sobre covid-19 ao financiar e permitir podcasts negacionistas em seu catálogo.

Ele segue Joni Mitchell, que também anunciou a retirada de suas músicas da plataforma no sábado (29/1).

Em uma declaração compartilhada no site Neil Young Archives, Lofgren afirmou: "Alguns dias atrás, minha esposa e eu tomamos conhecimento da posição de Neil e Daryl [Hannah], colocando-se ao lado de centenas de profissionais de saúde, cientistas, médicos e enfermeiros na cobrança do Spotify por promover mentiras e desinformação que estão ferindo e matando pessoas."

Lofgren revelou que 27 anos de sua carreira foram retirados do serviço e que ele também está entrando em contato com gravadoras que possuem os direitos de outras músicas que compôs para removê-las também.

O roqueiro ainda encorajou "todos os músicos, artistas e amantes da música em todos os lugares a se juntarem conosco e cortar os laços com o Spotify".

Ele conclui chamando a música de "arma sagrada do nosso planeta, capaz de unir e curar bilhões de almas todos os dias" - frase que já estampou numa camiseta.

Em seus protestos, tanto Lofgren quanto Young e Mitchell se referiram a uma carta aberta enviada ao Spotify por 270 profissionais da comunidade médica e científica, pedindo à empresa de áudio que implemente uma política de denúncia de desinformação na plataforma. A carta foi estimulada por um episódio do podcast "Joe Rogan Experience" em dezembro, onde Rogan entrevistou um conhecido negacionista de vacinas que comparou as atuais políticas pandêmicas à Alemanha nazista e alegou sem fundamento que as pessoas estavam sendo "hipnotizadas" para acreditar em fatos sobre o covid-19.

No Brasil, o Spotify virou o paraíso dos negacionistas, com vários podcasts espalhando mentiras sobre a pandemia e a vacinação, justamente pela falta de mecanismos de denúncia ou política transparente de controle de seu conteúdo perigoso. Podcasts que espalham mentiras sobre a covid-19 e sua prevenção são potencialmente responsáveis por mortes na pandemia.

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Publicidade