Musa dos anos 90, Cristina Mortágua é internada em clínica após surto: 'Descontrolada'
Cristina Mortágua é internada após ter surto psicótico; assessoria informa que modelo fez uso indevido de remédios
Ex-modelo e ícone da beleza dos anos 1990, Cristina Mortágua foi internada às pressas nesse final de semana após apresentar um surto psicótico. Segundo a família da ex-A Fazenda 7, ela estava fazendo uso indevido de medicamentos, se descontrolou e feriu emocional e fisicamente os parentes. Por isso, foi decidido que ela deveria fazer um tratamento intensivo em uma clínica psiquiátrica.
"Queremos compartilhar uma situação delicada envolvendo Cristina Mortágua, com o intuito de esclarecer os fatos recentes e pedir respeito nesse momento", inicia a nota publicada pelos familiares nas redes sociais. "Nos últimos dias, Cristina passou por um episódio grave de surto psicótico, durante o qual acabou agindo de maneira descontrolada, ferindo emocional e fisicamente pessoas próximas, incluindo familiares, vizinhos e amigos".
A famosa estaria tomando remédios de maneira errada, o que provocou uma alteração emocional:"Infelizmente, também houve uso indevido de medicamentos, o que agravou seu estado de consciência e comportamento. Sabemos que as atitudes tomadas nesse momento não refletem quem essa pessoa realmente é, mas sim os efeitos de uma condição de saúde mental que exige atenção, cuidado e tratamento especializado".
O quadro de Cristina se agravou tanto que a família optou pelo caminho mais viável: "Diante da gravidade da situação, a família tomou a difícil, porém necessária, decisão de interná-la em uma clínica psiquiátrica, onde está recebendo os cuidados médicos adequados. Estamos priorizando sua recuperação com todo o carinho e responsabilidade. Pedimos compreensão, empatia e respeito à privacidade de todos os envolvidos. Agradecemos a todos que têm demonstrado apoio. Seguimos confiantes de que, com o tratamento adequado, ela poderá se restabelecer e retomar sua vida de forma saudável e equilibrada".
Crise
Nos últimos anos, a ex-modelo viveu uma verdadeira crise financeira que a fez vender artigos de luxo no Instagram. Esse período conturbado teria feito com que ela apresentasse crises de ansiedade e depressão. Em 2023, a situação se agravou rapidamente. Em suas redes sociais, ela pediu ajuda financeira por não ter onde morar e chegou a cogitar ir até algum abrigo comunitário.
"Não quero viver. Não sinto vontade de me matar, acho que até preferia morrer. Dói na alma. O último médico que eu fui falou sobre a possibilidade de autismo grau um, mas eu não tenho como me tratar", disse ela naquele ano. "Eu estou doente e quero ficar boa. Toda vez que volto do médico, em vez de ela perguntar como foi, minha mãe pergunta: 'Vai trabalhar quando?'. Isso me agride, já que eu deveria, em primeiro lugar, melhorar dos meus sintomas. Mas a cobrança agressiva, diminutiva e comparativa me deixam no chão".