PUBLICIDADE

Marlene Mattos: quem é e por onde anda a ex-empresária de Xuxa Meneghel

Ex-empresária da Rainha dos Baixinhos teve uma parceria conturbada com a apresentadora durante muitos anos

19 jul 2023 - 16h49
Compartilhar
Exibir comentários
Marlene Mattos e Xuxa em primeiro reencontro após 19 anos de rompimento. Gravação do documentário do Globoplay
Marlene Mattos e Xuxa em primeiro reencontro após 19 anos de rompimento. Gravação do documentário do Globoplay
Foto: Divulgação/Globoplay / Estadão

Com a estreia de Xuxa, o Documentário, no Globoplay, na última quinta-feira, 13, o nome de Marlene Mattos voltou a ganhar a destaque nos meios de comunicação, redes sociais e rodas de conversa. A relação profissional e de amizade entre Xuxa e Marlene durou 19 anos, e terminou com mágoas, troca de acusações e até boletim de ocorrência.

Se você não assistiu ao documentário ou deseja saber quem é Marlene Mattos este texto é para você. Acompanhe abaixo!

Quem é Marlene Mattos?

Marlene Mattos é uma produtora, diretora de TV e empresária nascida em  27 de abril de 1950, em São José de Ribamar, no Maranhão. Ela ficou mais conhecida durante as décadas de 1980 e 1990 por produzir, dirigir e empresariar Xuxa Meneghel.

Em entrevista concedida ao Jornal Extra, em 2012, a empresária e diretora, conhecida por sua discrição, revelou alguns detalhes sobre a sua vida pessoal. Filha de uma costureira e um motorista de caminhão, ela contou que chegou ao Rio de Janeiro apenas com a roupa do corpo. Na cidade, ela desempenhou diferentes atividades, de voluntária coletando sangue da população para fazer exames de febre amarela a professora, até ingressar na TV Globo como datilógrafa.

O trabalho ao lado de Xuxa lhe rendeu prestígio e fortuna. Segundo reportagem publicada pela Folha de S. Paulo, em janeiro de 2003, Marlene era, na época, dona de um patrimônio estimado em U$S 20 milhões - algo em torno de R$ 95,9 milhões na cotação atual. 

A parceria profissional das duas durou 19 anos. Marlene comandou as atrações infantis estreladas por Xuxa, como o Xou da Xuxa, Xuxa Park e Planeta Xuxa. Ela também chegou a dirigir o Mais Você (2001) na emissora. A relação também era de amizade. Tanto é que Xuxa escolheu Marlene Mattos para ser madrinha de sua única filha, Sasha, nascida em 28 de julho de 1998.

O que aconteceu com Xuxa e Marlene Mattos?

Marlene Mattos conheceu Xuxa em 1983, quando as duas trabalhavam na TV Manchete, e a relação de amizade se transformou em parceria profissional. Já na Globo, ela passou a dirigir, produzir e empresariar Xuxa. O sucesso tornou a Rainha dos Baixinhos um ícone nacional e internacional, uma vez que ela também apresentou programas nos Estados Unidos, Argentina e Espanha. 

A separação profissional ocorreu em 2002, mas não foi amigável. Fofocas, mágoas e até boletim de ocorrência marcaram os anos que se sucederam. Marlene e Xuxa voltaram a se reencontar apenas durante as gravações do documentário da loira para o Globoplay. Elas passaram quase 20 anos sem nenhum contato. 

Em diversas entrevistas, Xuxa teceu criticas contra Marlene. Em 2021, por exemplo, ela chegou a dizer que teve a sua liberdade cerceada e se sentiu "roubada, enganada, usada e manipulada" pela ex-empresária. Marlene, então, registrou um boletim de ocorrência contra a apresentadora por calúnia. Meses depois o Ministério Público arquivou o processo. 

Por onde anda Marlene Mattos?

Marlene Mattos deixou a TV Globo em 2004, após 19 anos no canal. Ela chegou a trabalhar em outras emissoras, como Band, SBT, Rede TV! e Record, passando por diferentes projetos, mas não alcancou o mesmo êxito comparado com sua parceria com Xuxa.

Em 2003, Marlene abriu uma agência de talentos e passou a empresariar famosos como o campeão do 'BBB 1', Kléber Bambam; as jogadoras de vôlei Virna e Leila, entre outros. Ela também chegou a dirigir o Canal a cabo E+ e administrar um hotel-fazenda em Sergipe, em 2017. 

Qual é o documentário de Xuxa

Xuxa, o Documentário teve o seu primeiro episódio exibido em 13 de julho, no Globoplay. A produção tem cinco episódios, que serão lançados semanalmente, toda quinta-feira, a partir das 18h. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade