Luto! Ator de Pantanal, Silvio Pozatto morre no Retiro dos Artistas em batalha contra o Parkinson
Silvio Pozatto morre no Retiro dos Artistas aos 68 anos nesta segunda-feira, 30; ator era conhecido por interpretar Rúbem na primeira versão de 'Pantanal'
O Brasil perdeu um grande nome da dramaturgia nacional nesta segunda-feira, 30. O ator Silvio Pozatto faleceu Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá (RJ), com apenas 68 anos. O ator enfrentava o Mal de Parkinson há anos e, mais recentemente, estava sob cuidados intensivos devido a uma recente queda que sofreu em casa.
De acordo com Cida Cabral, administradora do Retiro dos Artistas, Pozatto estava bem, interagindo e socializando com o restante dos famosos. Porém, no final da tarde desta segunda, ele foi encontrado já sem vida após um possível infarto fulminante. A confirmação será feita após a autópsia.
"Ele estava muito bem! O Parkinson estava controlado, e ele interagia com as atividades do Retiro. Por volta das 17h20 [de segunda-feira], o cuidador ouviu um grito dele e o encontrou morto. Ainda não foi feita a autópsia, mas desconfiamos que ele sofreu um infarto", contou ela ao gshow.
No início desse ano, Pozatto sofreu uma queda doméstica que resultou em uma fratura no fêmur. Ele ficou 60 dias internado após uma cirurgia de restauração e recebeu cuidados de uma equipe contratada pela família, já que suas irmãs moram fora do país. Seu corpo será velado nesta terça-feira, 01, no Memorial do Carmo entre 15h e 18h.
Trajetória
Nascido em 13 de agosto de 1956, em Ribeirão Claro (PR), o ator construiu uma carreira sólida de mais de quatro décadas, especialmente no teatro, mas com diversas participações de destaque na televisão. Seu papel mais marcante foi o de Rúbem na primeira versão da novela "Pantanal" (TV Manchete, 1990), além de ter interpretado Helinho em "Roque Santeiro" (Globo, 1985). Também atuou nas minisséries "A, E, I, O... Urca" (1990) e em novelas como "Ti‑Ti‑Ti" (2010), "Cheias de Charme" (2012), "Mulheres Apaixonadas", "Belíssima", "América" e "Páginas da Vida".
Pozatto também se destacou nos palcos e no universo da publicidade, deixando sua marca registrada em diferentes formas de expressão artística. Apaixonado por imagens, cultivava a fotografia como hobby, revelando um olhar sensível fora das telas. Desde 2022, vivia no Retiro dos Artistas, onde recebeu cuidados e afeto em meio à luta contra o Parkinson, uma condição que marcou seus últimos anos. Ali, encontrou um ambiente de acolhimento e convivência entre colegas de profissão, mantendo-se próximo da arte até o fim.